Tradução

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

PREPARADOS PARA O JULGAMENTO DE CRISTO

PREPARADOS PARA O JULGAMENTO DE CRISTO

Podemos aprender com a geração de Noé como estar preparados para o julgamento de Cristo. Noé não somente foi justo diante do Senhor, mas também entrou na arca. Ele só entrou porque fora um justo entre sua geração. Por isso, o Senhor o preservou e lhe deu a comissão de construir a arca. Antes de ele entrar na arca, Deus lhe disse: “Como você é um justo, pode entrar”. Se Noé não tivesse continuado na sua vida de justiça, ele não estaria habilitado para entrar na arca, mas, louvado seja o Senhor, Noé foi preservado, e Deus abençoou Noé e seus filhos e lhes disse: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”. Eles se tornaram a segunda geração e foram abençoados.

Entretanto, Noé plantou uma vinha, produziu vinho, bebeu dele e se embebedou, e, por causa disso, ficou nu e um de seus filhos expôs sua nudez (Gênesis 9:20-28). O resultado foi Noé amaldiçoar seu filho. Sim, Noé abriu a oportunidade para essa situação, entretanto Deus não condenou Noé; Noé é um vencedor, mas essa situação veio pela sua geração.

A seguir, surgiu Ninrode, que se tornou um poderoso caçador diante de Deus. Ele foi exaltado e estabeleceu um reino, com a cidade de Babel e a torre de Babel. Gênesis 11 relata o julgamento de Deus contra aquela geração. Deus os julgou trazendo problemas, confundindo as línguas. Dessa maneira, eles já não conseguiam entender o que um queria dizer ao outro, e, por causa disso, essa geração foi espalhada pela terra.

Mas mesmo com o problema da língua, aonde quer que fossem, eles estabeleciam ídolos, e toda a terra se encheu de ídolos. Deus reagiu chamando outra geração, que nomeamos de raça chamada. Existem a raça criada e a raça chamada. A raça chamada iniciou-se com Abraão, que foi chamado por Deus para introduzir um novo início, que é pela fé.

Nesta mensagem, vamos tratar dessa geração da fé, da qual Abraão é o pai. No Velho Testamento, não são muitas famílias que se tornaram vencedoras, mas aqui temos uma boa família com Abraão, Isaque, Jacó e José; todos eles são mencionados como vencedores. Eles venceram por causa da fé. Nós temos um caminho, uma maneira de sermos vencedores: podemos nos tornar vencedores pela fé, recebendo a palavra de Deus, absorvendo-a e praticando-a.

Abraão recebeu a palavra, creu e obedeceu a ela. Se nós não a recebermos e não crermos nela, então não estaremos aptos para obedecer. Abraão recebeu a palavra de Deus e obedeceu. Louvado seja o Senhor!

Abraão viveu de acordo com aquela palavra. Ele teve um filho, Isaque, que herdou tudo de seu pai, e de Isaque nasceram dois filhos: Esaú e Jacó. Jacó tornou-se a continuação da geração da fé; ele teve 12 filhos, que foram os pais das 12 tribos de Israel. Israel é Jacó transformado. O nome Jacó significa suplantador, mas ele foi transformado pela fé, e tornou-se Israel, o príncipe de Deus.

José, filho de Israel, representa a maturidade de Jacó administrando a terra; esta é uma figura completa, apresentando a completa filiação que Deus quer fazer em nós. O primeiro passo é a fé – representada por Abraão –, e então vem a graça, que é a nossa herança, pois herdamos tudo o que Deus tem preparado para nós – isso é visto em Isaque. Mas o que recebermos de Deus precisa ser trabalhado em nós, e essas riquezas precisam operar em nós, como na experiência de Jacó, que foi transformado em Israel. Em seu filho José pode-se ver a continuação da sua transformação. Ele tornou-se velho em idade, mas em vida ele era maduro, e sua maturidade era para governar a terra. Desse modo, José foi governador na maturidade de Jacó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário