Tradução

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

NASCER DE NOVO

NASCER DE NOVO

   É comum ouvirmos uma pessoa mais velha dizer: "Se eu pudesse começar tudo novamente, eu...terminaria a faculdade; esperaria mais para casar etc".E você? Se lhe fosse dada uma opção de recomeçar a sua vida, por onde você recomeçaria?
   Jesus, uma vez, convidou alguém para ter um novo começo. Este convite tão precioso foi feito a um homem chamado Nicodemos. Ele tinha tudo, porém, não tinha paz.
Era até mesmo um líder religioso, porem, sentia-se vazio. Esta história está registrada no capítulo 3 do Evangelho de João.
   Nicodemos era um mestre com a mais alta educação, um líder dos judeus, admirado por todos e com uma vasta experiência humana. Poucos de nós possuímos um currículo como o dele.Provavelmente, se fossemos como Nicodemos, com tantas qualificações e realizações, estaríamos satisfeitos e jamais procuraríamos Jesus, um homem bem jovem do que ele. No entanto, ele procurou Jesus. Por quê? Oque um homem como Jesus poderia oferecer-lhe? Nicodemos, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse:  "Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele". Nicodemos era uma pessoa  moral, de alta classe, muito religioso, que temia e, sinceramente, buscava a Deus.
   Devido à sua elevada cultura e religião. Nicodemos pensava que o homem precisava comportar-se bem para merecer o reino de Deus. Uma vez que o homem deve ter boa condute  e adorar a Deus de maneira correta, ele precisa de muito ensinamento e conhecimento. Ele acreditava que Cristo era um mestre vindo da parte de Deus. Isso indica que ele deveria ter pensado que Cristo teria melhores ensinamentos para ele e, assim, poderia aperfeiçoar-se de modo mais eficaz.
   Mas, em sua conversa com Nicodemos, Jesus respondeu-lhe: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."quando lemos este início de conversa, podemos nos perguntar: que relação pode haver das palavras de Nicodemos com a afirmação de Jesus? Nicodemos não fora a falar com Jesus a respeito de nascimento, mas podemos ver, por trás de suas palavras, um visível desejo de conhecer algo novo, de saber o que qualificava Jesus a fazer tantos sinais miraculosos.
   Nicodemos não entendeu o que Jesus queria dizer-lhe. Ele estava limitado aos seus conceitos, no caso, ao conceito do nascimento segundo a concepção natural. Por isso, perguntou: " Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?" Ao que Jesus respondeu:
         "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus."Nesse diálogo, podemos ver a chave para o maravilhoso convite feito por Jesus ao homem para começar uma nova vida. Eu não sei por onde você gostaria de começar a sua vida, mas Deus tem uma solução perfeita e de sucesso absoluto para que você recomece a sua vida: Nascer de novo.
     Nascer de novo é receber a vida divina, uma vida além da vida humana recebida pelo nascimento natural. Esse novo nascimento não depende mais de nossos pais, mas exclusivamente de nós aceitarmos a única maneira que Deus deu ao homem para começar uma nova vida cheia de satisfação e totalmente livre de sobrecarga indesejada da vida anterior.Jesus mostrou para Nicodemos  que, a despeito de quão bom o homem seja, se ainda não possui a vida de Deus, ele é incompleto.
   Você gostaria de recomeçar a sua vida? Você é alguém como Nicodemos, que já obteve muitas conquistas, porém, está sempre desejoso de se aperfeiçoar?
quais são as suas conquistas? Um título de mestrado ou doutorado, uma boa família, um bom emprego ou até mesmo aspirações mais modestas de uma vida apenas confortável? Você é uma boa pessoa, de boa índole, religiosa, que busca a Deus? Pelo que Jesus nos mostra nesse diálogo, o problema não é se nossa vida humana é boa ou má. A despeito do tipo de vida humana que temos, uma vez que não possuímos a vida divina em nosso interior, precisamos nascer de novo.
   Nessa conversa de Jesus com Nicodemos, podemos ver a vontade de Deus para o homem e a Sua infinita misericórdia. Jesus não apenas diz que é necessário nascer de novo, mas ele nos diz como nascer de novo. Veja que palavras doces Nicodemos pode ouvir: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."
    Jesus te ama! Ele quer te dar um novo começo. A salvação de Deus para que o homem não pereça, mas tenha a vida eterna é experimentar um novo nascimento. Nascer de novo é
simplesmente ter uma outra vida além da nossa vida. Significa receber a vida de Deus, a vida eterna, assim como nascer de nossos pais significa herdar a vida dos mesmos.  Recebemos essa vida quando cremos em Jesus. Quando você crê no Senhor Jesus como seu Salvador  e sua vida. você O recebe.
   Você pode receber essa vida agora. Abra o seu interior e, profunda e sinceramente, invoque o nome do Senhor Jesus: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! A salvação acontecerá instantaneamente. Jesus entrará em você e você terá uma nova vida. Faça está pequena Oração: "Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Quero nascer de novo agora mesmo. Quero ter um novo começo. Não importa o padrão da minha vida humana, ela ainda é insuficiente. Venha preencher meu vazio e conceder-me o verdadeiro prazer, gozo e satisfação. Senhor Jesus, eu creio em Ti. Limpa-me dos meus pecados. Eu Te recebo em meu interior, recebo a vida eterna que o Senhor e veio me dar. Ó Senhor Jesus!"





Nenhum comentário:

Postar um comentário