Tradução

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A RESTAURAÇÃO DA TERRA E GERAÇÃO DE ADÃO

A RESTAURAÇÃO DA TERRA E GERAÇÃO DE ADÃO

A terra foi julgada por águas e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas (Gênesis 1:2). - “No principio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas (Gênesis 1:1-2)”. - Vemos as trevas e as águas. Nesse caso, trevas e águas, indicam o julgamento de Deus.

A terra quando foi criada não era sem forma e vazia, mas ela se tornou assim por que houve esta rebelião, então, o primeiro aspecto do ministério que queremos observar, se deu antes da criação do homem.

A partir do versículo três Deus iniciou uma obra de restauração em sete dias. Eu não diria que são sete dias da criação, e sim, sete dias da re-criação. O Senhor estava restaurando a sua criação. E no sexto dia Ele realmente criou pela primeira vez... O Homem foi criado. E ao final do sexto dia, após ter criado o homem Deus disse: muito bom! E o homem recebeu uma comissão, uma responsabilidade.

Podemos dizer que essa é a segunda etapa do ministério. A geração de Adão.

Adão era o responsável, “o cabeça”, o líder... E essa geração foi se desenvolvendo, por meio dos seus filhos. Com a queda do homem surgem os problemas decorrentes dessa queda, e esta história foi se desenvolvendo até que chegou um momento em que Deus se arrependeu de ter criado o homem (Genesis 6:6). Disse Deus: “Eu me arrependo de ter criado o homem. “O coração do homem é voltado para o mau (Genesis 6:5).” O homem é perverso, não se submete ao espírito. Eu me arrependo de ter criado o homem. Eu criei o homem para cooperar comigo e o homem encheu a terra com a serpente, com meu inimigo, com uma nova rebelião.” - Mas, Graças ao Senhor, havia um homem que andava com Deus (Genesis 6:8-9), que achou graça Nele seu nome era Noé. E por causa de Noé Deus não destruiu a humanidade e o designou a edificar uma arca para salvação. Ele construiu a arca e convidou os homens a entrar nela (2 Pedro 2:4), no entanto para isso, era preciso ter um padrão: ser justo. E o único que tinha esse padrão naquela época, era Noé e a sua família. E a família de Noé entrou na arca sendo preservada, mas, naquele momento, podemos dizer que a geração de Adão foi julgada e iniciou outra geração que é a geração de Noé.

Deus deu uma responsabilidade a Noé, a mesma responsabilidade que era de Adão. - “Noé, você agora é o responsável. Você deve ser fecundo, deve multiplicar, encher a terra, sujeitá-la, dominar e estabelecer o meu reino nela. (Gênesis 9:1)” - Mas, o que aconteceu? Um dos filhos de Noé foi amaldiçoado (Gênesis 9:25) e dessa descendência do filho de Noé que foi amaldiçoada nasceu alguém chamado Ninrode (Gênesis 10:8). Esse Ninrode se tornou poderoso caçador, famoso, estabeleceu um reino, fundou uma grande cidade chamada Babel e construiu uma torre para exaltar o seu próprio nome (Gênesis 11:4). A essa altura, novamente Deus, se arrependeu de ter levantado o homem. - “Assim não dá.” - Que situação.

Entretanto, o Senhor havia dito para Noé que não iria mais julgar a terra com água (Gênesis 9:11), então, Deus usou outra maneira para julgar. A mistura das línguas.

Os homens foram confundidos pelas línguas (Gênesis 11:9), cada um começou a falar uma língua diferente, ninguém mais se entendia, o resultado foi sair pela terra. E naquela altura, cada um deles adorava um ídolo. Para onde eles foram, levaram os seus ídolos e a terra se encheu de ídolos.  Deus teve um novo começo chamando o pai da fé, Abraão. Aleluia!

Podemos até dizer que temos outra geração, a geração da fé. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário