Tradução

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O MINISTÉRIO DO APÓSTOLO JOÃO, O REMENDAR AS REDES

O MINISTÉRIO DO APÓSTOLO JOÃO, O REMENDAR AS REDES


Podemos dizer que o ministério do Apóstolo João, tornou-se uma ótica para vermos o que o Senhor deseja de nós. Temos várias maneiras de olhar a Bíblia, mas, atualmente precisamos colocar os óculos do Apóstolo João. Jesus é o Senhor! E ele teve duas grandes responsabilidades e essas duas grandes responsabilidades estão relacionadas com o seu chamamento.

Na ilha de Patmos certamente ele despertou para a responsabilidade que havia recebido. Para compreendermos bem isso, é preciso voltar ao momento de seu chamamento. O que ele estava fazendo quando o Senhor o chamou? Remendando as redes (Mateus 4:21). Amém! O que faremos a partir de agora? Com o quê devemos nos preocupar? Qual é a primeira grande preocupação que devemos ter? Remendar as redes!

Remendar as redes é corrigir as deficiências, sem piorar o problema. Remendar é consertar.

Imagine você encontrando uma rede com furos, o que você vai fazer com essa rede, trocar, colocar fogo na rede, rasgar? De acordo com a ótica de João, devemos remendar; consertar, reparar, cobrir. Onde houver furo, não é para aumentá-lo e sim, reparar.

Devemos cobrir os furos, e essa cobertura será feita com revelação.

Este é o primeiro aspecto do ministério de João. O Senhor Jesus mostrou a ele as necessidades da Igreja naquela época. E a grande necessidade da Igreja naquela época era recuperar o seu primeiro amor (Apocalipse 2:4). E sabe como nós recuperamos o primeiro amor das pessoas? Pastoreando.

O Senhor Jesus disse algo muito importante para o apóstolo Pedro depois de tê-lo alimentado. Após a ressurreição os discípulos foram pescar e o Senhor apareceu para eles e mostrou-lhes onde tinha peixe. Eles estavam pescando a noite toda e não pescaram nada. Quando o Senhor apareceu, lhes disse: - “Joga a rede do outro lado!” - E eles jogaram a rede e pescaram 153 peixes (João 21:6). Ao chegarem com os peixes na praia, o Senhor já estava com o café da manhã preparado. O “alimento” tava pronto, o Senhor havia preparado peixe para eles (João 21:9). E então o Senhor os alimentou e perguntou para Pedro:  - “Pedro, filho de João, amas-me mais do que a estes outros?” - “Sim Senhor eu te amo!” – respondeu Pedro - “Então alimenta os meus cordeiros.” – disse o Senhor e perguntou novamente:  - “Pedro tu me amas?” - “Eu te amo!” – disse Pedro - “Então, pastoreia as minhas ovelhas.” – O Senhor perguntou pela terceira vez: “Pedro você me ama?” - “Senhor, tu sabes que eu te amo!”- e o Senhor lhe disse: “Então, alimenta as minhas ovelhas.” (João 21:15-17).

O que nós precisamos fazer para remendar a rede? Alimentar e pastorear. Alimentar os cordeiros, pastorear as ovelhas e alimentar as ovelhas.

Ora, um cordeiro é uma ovelha que precisa crescer. E como o cordeiro se tornará ovelha? Sendo alimentado. E como uma ovelha continuará sendo ovelha? Sendo pastoreada.

Remendar a rede é pastorear. Pastorear é alimentar, cuidar, proteger, assistir e se tornar um modelo do rebanho. Jesus é o Senhor!

 Ao longo de todas as palavras que ouvimos, desde antes de Adão até o ministério do Senhor Jesus, que é o ministério final e eterno que se conclui na nova Jerusalém, podemos afirmar que a aplicação desse ministério para nós, hoje, é pastorear e apascentar. Podemos ver isso no ministério do apóstolo João em sua maturidade.

Todos devem pastorear e apascentar, cuidar dos cordeiros e das ovelhas, por que este foi o encargo que o Senhor confiou ao Apóstolo João para que os irmãos recobrassem o seu melhor amor.

Viver nessa terra sem amor é simplesmente uma tortura.

Sabe por que as pessoas se entristecem? Porque elas vão parando de amar e a tristeza vai entrando em suas vidas; uma tristeza crescente, progressiva a ponto de levá-las a desistir de viver. Ó Senhor Jesus! E nós também podemos sofrer algo assim, por isso precisamos ser pastoreados... Pastoreados pelo Senhor, pastoreados pelos irmãos... O nosso coração é esse, de praticar essas palavras, apascentando e pastoreando os irmãos.

Outro encargo importante revelado nesse ministério foi passado na continuação do capítulo 21 do evangelho de João, quando Pedro perguntou ao Senhor sobre o futuro de João. A resposta que o Senhor lhe deu foi como se dissesse assim: - “Pedro, você será amarrado e levado para onde não quer”, - e o Senhor havia falado estas palavras com respeito à morte de Pedro (João 21:18). E Pedro olhando a João exclamou: - “Eu vou morrer desse jeito, e este aí, como vai morrer?” - Pedro nem chamou João de irmão, ele falou: -“E este aí?” – Parece ter ficado nervoso ao saber que ia morrer daquele jeito, amarrado, levado para onde não queria: - “E quanto a este? Eu vou morrer deste jeito, tudo bem, mas e quanto a este?” – Indagou - O Senhor então lhe respondeu: - “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha que te importa? Quanto a ti, segue-me (João 21:23).” – Aí, começaram a dizer que o Apóstolo João não ia morrer. - “Tem um Apóstolo que não vai morrer. Quando nos atacarem com lanças, pedra, a gente o coloca na frente, já que o Senhor disse que ele não vai morrer, servirá como escudo para nós!” – Eles devem ter pensado: - “Ele agora será o nosso colete a prova de flecha. Quando houver alguma ameaça, a gente empurra o João na frente, por que o Senhor disse que ele não vai morrer até que Ele venha.” – Então, o versículo a seguir mostra que não foi isso que o Senhor disse; o Senhor não disse que João não morreria fisicamente, Ele disse: “se eu quero que ele permaneça até que eu venha.“ (João 21:23). Ora, se não é ele que vai permanecer até o Senhor vir, o que é que vai permanecer?  - O que vai permanecer até a vinda do Senhor é o seu encargo, são as suas visões, é o seu ministério. Então, podemos dizer que o ministério de João é o último ministério. Jesus é o Senhor!

E para completar o ministério, o que falta para o Senhor voltar? Uma coisa que está faltando é que este evangelho do reino precisa ser pregado em toda a terra habitada para testemunho a todas as nações, então virá fim (Mateus 24:14).

Esse ministério de João está relacionado à propagação. Por um lado pastorear, apascentar e por outro lado propagar. Essas são as duas palavras chaves que devemos guardar muito bem ao longo dos próximos meses. Todas as vezes que contatarmos estas palavras, pensemos nessas duas coisas: número 1 pastorear, número 2 propagar. Pastorear os cordeiros, as ovelhas. Quem são estes? São os que estão conosco. Devemos cuidar daqueles que o Senhor já nos deu. E propagar? É ganhar aqueles que ainda não foram dados para o Senhor, ou não conhecem o Senhor. E para que haja resultado positivo nisso, precisamos aprender com o Senhor.

O grande modelo do ministério é o próprio Senhor Jesus. O que o Senhor Jesus fez? Ele, o semeador, saiu a semear (Lucas 8:5; Mateus 13:3). Graças ao Senhor! Precisamos perceber que o ministério do Senhor é realizado por meio de semear a boa semente e essa boa semente é a palavra do Senhor e é o próprio Senhor. Amém!

Diante de todo o panorama precisamos ver e compreender esse ministério. Esse ministério é desenvolvido pela palavra e essa palavra foi trazida para nós por meio da Bíblia.

A Bíblia é o ensinamento do Senhor, é a palavra do Senhor, é a semente do Senhor (Lucas 8:11). O Antigo Testamento nos trás a preparação, e a realidade está no Novo Testamento. Como preparação, temos todos esses livros do Antigo Testamento. E para abordar o ministério no Antigo Testamento, o separamos por etapas.

A primeira etapa é Gênesis, é a semente. E essa semente inclui todo o trabalhar de Deus, desde a eternidade passada a José. Por que José é um ramo frutífero junto à fonte (Gênesis 49:22). Jesus é o Senhor! E da eternidade passada até José, temos pelo menos quatro gerações. Temos outras, mas vejamos ao menos quatro.

A primeira geração é a geração pré-adâmica, antes de Adão. Naquele período já havia ministério. Ministério é serviço, é responsabilidade, é comissão. Precisamos ver o ministério que é antes de Adão.

Quem era encarregado pelo ministério nesse período? Ora, na Bíblia temos muitas criaturas. Temos em Apocalipse os 24 Anciãos (Apocalipse 4:4). Eles estão servindo, mas nós não temos referências sobre eles, senão relacionando-os ao Trono de Deus. No serviço ao homem, encontramos ao menos três arcanjos servindo, três Querubins que são: Miguel, Gabriel e Lúcifer (Apocalipse 12:7; Lucas 1:19; Isaías 14:12). Estes três querubins estão servindo e eles sim, estão relacionados ao homem. A estes três Querubins nos interessa observar.

Eles exercem funções antes da criação do homem e sabemos que um deles, Lúcifer, se rebelou contra Deus (Isaías 14:13). Nessa rebelião, quem tomou parte foi um terço dos anjos (Apocalipse 12:4). Ora, podemos observar no espírito o seguinte: se há três querubins e o querubim que se rebelou levou um terço dos anjos, é provável que os outros querubins tenham um terço dos anjos, cada um. Miguel um terço, Gabriel um terço e Lúcifer um terço. Um terço dos anjos seguiu a Lúcifer. Podemos até pensar que todos os anjos que estavam a serviço de Lúcifer uniram-se a ele em sua rebelião e não apenas isso, toda a criação primitiva que havia na terra seguiu também a rebelião de Lúcifer. Por quê? Por que a terra primitiva foi julgada. Foi julgada por águas e foi julgada por trevas. É o que vemos em Gênesis 1:2.

Quando Deus criou a terra, a terra não era sem forma e vazia ( Isaías 45:18), ela ficou assim depois. E por quê? Por que houve uma rebelião. Uma rebelião liderada por Lúcifer. E nessa rebelião tomaram parte um terço dos anjos e todos os habitantes primitivos da terra. O resultado foi o julgamento.


Um comentário:

  1. Que estudo maravilhoso!!!! Deus abençoe e continue usando profundamente. Obrigada.

    ResponderExcluir