Tradução

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O DIAGNÓSTICO DA QUEDA DO HOMEM

O DIAGNÓSTICO DA QUEDA DO HOMEM


O Senhor, diante da queda do homem, fez um inquérito e ouviu os envolvidos, começando com o homem. Perguntou para o homem o que aconteceu, perguntou para mulher o que aconteceu e no final deu o seu diagnóstico. E o diagnóstico foi uma punição. Puniu a serpente que era o principal envolvido. Ele foi o principal articulador da queda do homem. Puniu a mulher e finalmente puniu o homem; Gênesis 3:17 diz: - “E a Adão disse: Visto que atendeu a voz de tua mulher  e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa” - A terra é a nossa base, é o nosso chão. Se você quiser ficar sem chão então, ao invés de ouvir ao Senhor, ouça a sua mulher. Sabe que é a sua mulher? É você mesmo. De onde saiu essa mulher? Saiu de Adão. Então este é o princípio da queda do homem. Se nós, ao invés de ouvirmos ao Senhor, dermos ouvido ao nosso sentimento natural, ainda que seja o amor, caímos. O amor natural é um grande enganador; ele tem levado muitas pessoas a acabarem com a sua própria vida. Alguns jovens, principalmente jovens, com dezoito anos até os vinte e quatro por aí, vivem um período muito perigoso. Apaixonam-se, deixam que o seu coração seja completamente tomado por uma paixão e aí, se aquele sentimento não prosperar, eles preferem morrer. Foi o que aconteceu com Adão. O Senhor lhe deu a sua ajudadora e aquela mulher era o máximo, ela era a miss universo, era ou não era? Era sim, não tinha outra. Simplesmente não havia lugar para mais nada no coração de Adão. Adão ficou completamente apaixonado.

Quando a sua mulher mostrou do fruto da árvore do conhecimento e disse que havia comido, logo Adão pensou: A minha mulher vai morrer e eu prefiro morrer com ela. Nós podemos dizer que foi o primeiro Romeu e Julieta natural. Por falta de fé, Adão comeu. Se Adão fosse como Abraão ele não teria comido, ele teria levado a sua mulher para o Senhor e teria confiado naquele que ressuscita os mortos. Abraão entregou Isaque que era a sua promessa, que era o seu futuro, por que ele creu na palavra do Senhor, que o Senhor era poderoso para trazer a existência o que não existia e era poderoso para ressuscitar os mortos (Hebreus 11:17-19). Abraão confiou na palavra do Senhor. Irmãos, nós devemos confiar na palavra do Senhor, acreditar que essa palavra é capaz de trazer a existência o que não existe, capaz para mudar nossa situação, não importando qual seja (Hebreus 11:3).

Alguns jovens pensam assim: “Ah, mas agora acabou tudo, porque eu gosto dela. Ela não gosta de mim, acabou tudo agora. A vida não tem mais sentido pra mim.” Nós devemos confiar naquele que trás a existência o que não existe e confiar naquele que ressuscita os mortos.

Já na primeira briga do casal, querem se separar. “Ah, não adianta, não tem mais jeito. Com esse aqui não tem mais jeito. Vamos encerrar.” Nós devemos confiar no Deus que ressuscita os mortos. E porque Adão ouviu a sua mulher antes de ouvir o próprio Deus, não foi colocado na lista dos vencedores em Hebreus 11.

No livro de Hebreus, no capitulo 11, há os vencedores. Vemos ali os vencedores da era de Adão. Esse capítulo de Hebreus mostra a geração da fé. Aleluia! - “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim (Hebreus 11:4).” - Na geração de Adão, além da comissão de Adão, nós, também podemos olhar para Abel. Abel foi um vencedor! Por que ele creu na palavra do Senhor. Abel viu que para se aproximar de Deus era necessário cobrir a sua nudez, mas não com uma folha. Com a pele de um animal que foi morto (Gênesis 3:21). Esse animal que foi morto representa o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). Aleluia! - “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus (Hebreus 11:5).” Amém por Enoque!

Esse Enoque não é o filho de Caim. Esse é o Enoque da genealogia daqueles que temem a Deus e ele não morreu por que andou com Deus (Gênesis 5:24).

Ele foi o primeiro arrebatado. A geração que vai se encontrar com o Senhor, vivo, também não vai passar pela morte. Por isso, hoje, nós temos que aprender a andar com Deus. E como é que se anda com Deus nesta terra? Ah, ele aprendeu quando nasceu Enos. Quando nasceu Enos os homens começaram a invocar o nome do Senhor (Gênesis 4:26). Vejam o exemplo de Abel. Ele agradou a Deus com a sua oferta, mas o seu irmão lhe convidou para ir ao campo. “Vamos Abel, para o campo (Genesis 4:8).” E Abel foi. Caim queria matá-lo. Caim estava com raiva de Abel e convidou-o: “Vamos ao campo.” E ele foi.

Se ao menos Abel tivesse perguntado para Deus: “Deus, eu devo ir com Caim, com aquela cara que ele está fazendo para mim?”... Então Abel morreu. E quem lhe matou? O irmão dele.

Não é porque o teu irmão te convidou para ir ao campo que você vai. Precisamos aprender a andar com Deus. Você vai andar com Caim? Abel agradou a Deus na sua oferta, mas lhe faltou algo, algo que Enoque aprendeu. Enoque aprendeu a andar com Deus e não morreu. Ele foi arrebatado. Jesus é o Senhor! Quem quer ser arrebatado, não aceita o convite de Caim. Precisamos aprender a andar com Deus invocando o nome do Senhor.

Talvez o grande achado da geração de Adão foi o invocar o nome do Senhor. Nessa geração os homens envolveram-se com os anjos caídos, Caim fundou uma cidade, mas por outro lado, os homens começaram a invocar o nome do Senhor (Gênesis 4:26). Jesus é o Senhor! E aí nesta lista de Hebreus 11 nós vemos Noé. Aleluia por Noé! - “Divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé (Hebreus 11:7).” - Amém!  O grande acontecimento da geração de Noé foi a arca, uma edificação para a salvação.

O Senhor se arrependeu de ter criado o homem, resolveu destruir aquela geração por meio do dilúvio, mas teve algo que salvou a sua família, a arca. Irmãos, a arca foi revelada para Noé porque ele achou graça diante de Deus (Gênesis 6:8). Ele não era como aquela geração, ele andava com Deus, ele era uma pessoa que se preocupava com a justiça. Ser justo é ser correto. Naquela época não havia uma pessoa justa, mas Noé era justo, ele era correto. Ele seguia o caminho da justiça. Nós também, se quisermos escapar do juízo devemos aprender com Noé. Devemos ser pessoas corretas. Cumprir com nossas responsabilidades, nossas obrigações. Naquilo que não é contra Deus, nós devemos obedecer. Jesus é o Senhor!

Entretanto, sabemos que Noé plantou uma vinha e se embriagou ficando nu (Gênesis 9:20-27).

Uma pessoa embriagada fica nua e perde completamente o seu discernimento. Mas, ele estava nu dentro de casa, ninguém tinha visto a sua nudez, aí o seu filho expôs a sua nudez... Sabe irmãos, é muito perigoso falar da nudez de alguém, expor o pecado de alguém. As coisas que acontecem na casa devem permanecer na casa. Imagina, uma coisa que acontece na Igreja o irmão conta para os incrédulos. Já pensou uma coisa dessas? Isso é proceder como Cam, é expor a nudez de seu pai.

Não é cooperar com aquele erro e não tão pouco se embriagar também. “Ah, já que o meu pai está nu, eu também vou andar nu. Já que o meu pai está nu porque bebeu demais, eu também vou beber.” Não. Nós devemos ser aqueles que procuram cobrir a nudez daqueles que erram. Jesus é o Senhor! Esta conduta de Noé abriu a porta para que o seu filho fosse amaldiçoado. Cam foi amaldiçoado e da geração de Cam nasceu Ninrode, e ele se tornou poderoso na terra e fundou um reino (Gênesis 10:8-9). O reino de Babel, a cidade de Babel, a torre de Babel, tudo era Babel. Ele deu um nome para o reino dele. Dar um nome para o reino é exaltar o nome do homem. Por isso hoje o Senhor nos colocou na Igreja. Qual é o nome da Igreja? Igreja. A Igreja já tem nome, é o nome do Senhor e nós devemos tomar muito cuidado para que outro nome não seja exaltado no lugar do nome do Senhor.

Ainda que haja pessoas entre nós que são caçadores, que são valentes, que tem ministério, que servem ao Senhor, isso não nos dá motivo para exaltar homem algum. Jesus é o Senhor!

Os nomes que nós vamos usar na Igreja são o nome do Senhor e o nome dos Apóstolos que foram mencionados pelo Senhor. Porque eles são as bases da nova Jerusalém

Nenhum comentário:

Postar um comentário