Tradução

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

LEVAR ADIANTE O PLANO DE DEUS

LEVAR ADIANTE O PLANO DE DEUS

Essa é a figura da geração da fé. Isso é exatamente o que Deus quer fazer em nós, Ele quer nos chamar para fora da raça caída, Ele quer iniciar uma nova história em nós. Nós cremos nele, mas temos de mudar nosso endereço: não podemos permanecer no mesmo lugar, precisamos nos mudar para uma nova terra e começar uma nova história, uma história de fé, seguindo o falar do Senhor. Somente assim poderemos desfrutar das Suas riquezas, e elas irão operar em nós, em nosso coração, em nossa alma, e então, em vez de suplantadores, nos tornaremos príncipes de Deus para governar a terra.

Esse governo é representado pelo ministério de José, que se tornou administrador do Egito, o país que representa o mundo. Esse é o caminho que Deus tem preparado para nós, e nós podemos aprender olhando para a experiência de Abraão, Isaque, Jacó e José. Esse é o conteúdo do livro de Gênesis. Iniciando com a era pré-adâmica, passando pelas gerações de Adão, de Noé e, por fim, atingindo a geração da fé: Abraão, Isaque, Jacó e José, cujo resultado é governar a terra.

O último versículo de Gênesis traz: “Morreu José da idade de cento e dez anos; embalsamaram-no e puseram num caixão no Egito” (50:26). Isso não é um final muito bom para o nosso filme, por isso precisamos continuar esta conferência. De qualquer maneira, podemos guardar os aspectos positivos na linha de Abraão, Isaque, Jacó e José representando nosso chamamento e o que Deus tem preparado para nós. Ele quer que herdemos suas riquezas e quer nos transformar. A grande porção do livro de Gênesis é a porção de Jacó, porque falta da nossa transformação.

No Novo Testamento, temos a redenção de Cristo e a regeneração de todo aquele que crê no Senhor, mas a maior parte do Novo Testamento trata da nossa transformação.

No livro de Gênesis vemos uma figura completa do que Deus quer fazer, concluindo com a geração da fé. Com essa geração Deus pode cumprir Seu plano, chamando-nos pela fé, dando-nos a herança, transformando-nos de Jacó em Israel e governando a terra através de José. Louvado seja o Senhor!

Mas, no final do livro de Gênesis, o rei está morto e embalsamado em um caixão. Isso mostra que o reino é uma questão de transformação. Por isso, há todos os livros bíblicos com o fim de nos mostrar a história da transformação da nossa alma.

No capítulo 11 do livro de Hebreus, temos a concepção do autor desse livro – provavelmente o apóstolo Paulo – quanto à visão e à revelação do plano de Deus, a economia de Deus e os dois grandes mistérios: o mistério de Deus e o mistério de Cristo. Ele falou sobre isso para ajudar os hebreus crentes a perceber que Cristo é superior a qualquer outra coisa, e a entender que o caminho que Deus preparou para Seus filhos, no Novo Testamento, não é mais a lei, e sim a fé.

Desse modo, Hebreus 11 apresenta o caminho da fé, que consiste de levar adiante o que Deus tem planejado com relação a nós. Não temos outro modo de nos tornarmos governantes no reino de Cristo a não ser o caminho da fé. O apóstolo Paulo apresentou isso e falou de várias gerações, de acordo com esse entendimento da fé.

Hebreus 11:1 diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não se vêem”. Essa é a definição de fé; não há, em toda a Bíblia, outro verso com uma definição de fé tão boa como essa. Sabemos que Abraão é o pai da fé, mas se lhe perguntássemos o que é fé, ele provavelmente iria responder: “Fé é fé!”, e não saberia explicá-la a nós. Mesmo nos dias atuais, quando perguntamos a alguns cristãos o que é fé, eles respondem que a possuem, mas não sabem o que ela é. Se perguntar a uma pessoa na rua se ela tem fé, ela responderá mais ou menos desta maneira: “Sim, eu tenho fé, eu creio demais, eu creio que amanhã irei receber algo, e então amanhã eu recebo algo”. Isso não é fé! Fé é algo relacionado com o próprio Deus. Os homens não têm fé! A fé é um presente de Deus. Louvado seja o Senhor!

Se temos fé, precisamos reconhecer: “Ó Senhor, ó Deus, obrigado! Eu tenho recebido este presente, eu tenho recebido fé!” Segundo a definição de Hebreus 11, a fé é a certeza de coisas que se esperam. Pela fé, materializamos algo que esperamos, mas como isso ocorre? Isso só é possível por meio da palavra de Deus. A palavra de Deus nos mostra o que esperamos e nos traz a esperança. Deus é a fonte da nossa fé, pois é a fonte de todas as promessas que recebemos; e ele nos tem dado fé através da palavra.

O versículo continua dizendo que a fé é a convicção de fatos que se não se vêem. Isso indica que as questões da fé não estão numa esfera material, mas espiritual. Nossos olhos distinguem os objetos. A luz proveniente de um objeto pode entrar pelos olhos e tornar aquele objeto real para quem o vê. Semelhantemente, Deus é apresentando pela palavra em uma visão espiritual. Louvado seja o Senhor!

A palavra de Deus nos apresenta uma visão espiritual, mas é somente pela fé que essa visão pode se tornar real para nós. Ela faz o papel de olhos espirituais. Precisamos desses olhos espirituais a fim de que essa imagem externa – a visão espiritual – entre em nós. O espírito humano tem a capacidade de introduzir coisas espirituais em nós. Louvado seja o Senhor!

Um computador não tem essa capacidade; ele pode receber informações, mas não pode receber coisas espirituais, pois não tem espírito. Nosso espírito serve para capturar e assimilar o que Deus nos tem apresentado pela Sua palavra. Dessa forma, a fé é o resultado da união de dois elementos: a palavra de Deus e o Espírito. Esta é a nossa fórmula:

Nenhum comentário:

Postar um comentário