Tradução

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CUIDADO COM O IRMÃO QUE NÃO AGRADA A DEUS

CUIDADO COM O IRMÃO QUE NÃO AGRADA A DEUS

O primeiro da lista dos vencedores de Hebreus 11 não foi Adão. Adão não foi mencionado, porque deu ouvidos à voz de sua mulher e comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal. Adão amou sua mulher; ela era sua auxiliadora e ele decidiu que deveria ouvi-la. Por causa disso, ocorreu tamanho dano. Ele deveria ter sido forte o suficiente para não ter comido daquele fruto que ela lhe deu e deveria ter ido ter comunhão com Deus sobre o que fazer.

Gênesis 3:17 diz: “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses”. Adão comeu da árvore do conhecimento, mas não comeu da palavra de Deus. O que é fé? É comer da Palavra de Deus. Ele não comeu da palavra de Deus, mas comeu da voz de sua mulher. Não esqueçamos que Eva viera do próprio Adão. Desse modo, quando Adão quis pôr a culpa em Eva, na verdade o culpado era ele mesmo. Aquela costela da qual Eva fora feita representa o centro da personalidade de Adão. Ela estava representando ele; a mulher não veio de Deus, ela veio de Adão! Por isso, a atitude de Adão foi uma rebelião.

Hoje, semelhantemente, nenhum de nós pode pôr a culpa na esposa. Se você diz: “Minha mulher é a culpada”, não se esqueça de que ela veio de você. Você a escolheu de acordo com a sua vontade; e ela é exatamente o que você é.

“Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala” (Hebreus 11:4). Abel foi assassinado, mas se tornou um vencedor porque confiou na palavra de Deus e agradou a Deus com o seu sacrifício.

O assassinato de Abel por seu irmão nos traz uma lição. Se um irmão que não agrada a Deus o convidar para ir ao campo, não vá com ele, pois ele quer matar você. Caim convidou Abel para ir até o campo, mas em seu coração ele havia resolvido matar seu irmão.

“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes de sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus” (v. 5). Enoque usou o que Deus havia apresentado antes através de Abel e de Enos: ele sacrificou, tornou-se um justo e veio à presença do Senhor Jeová para aprender como andar com Deus. A maneira de andar com Deus é invocando o nome do Senhor. Você vai à casa de Deus invocando o nome do Senhor. Ó Senhor Jesus!

Enoque desfrutou da palavra do Senhor e do Seu nome. Por causa disso, o Senhor Deus o transladou, o arrebatou para Si. Enoque tornou-se um modelo para todos nós. Abel foi um vencedor, mas é muito melhor ser como Enoque. Enoque provavelmente foi convidado por alguém para ir ao campo, mas como andava com Deus e invocava o Seu nome, ele certamente perguntou ao Senhor: “Senhor, meu irmão está me convidando para ir ao campo atrás daquele monte, o que eu devo fazer?” Ele tentou ir, mas perdeu a paz interior. Você não tem obrigação de ir com alguém que te convida; avalie bem: se for para perder a paz, é melhor não ir.

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (v. 6). Sem fé é impossível agradar a Deus.

“Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé” (v. 7). Noé foi aprovado, mesmo tendo falhado ao se embriagar com vinho e ficar nu. Isso significa que mesmo cometendo erros, nós podemos ser aprovados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário