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terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A Igreja - Chamados para Fora - Continuação: Mensagem Um

A Igreja - Chamados para Fora - Continuação: Mensagem Um

Romanos 10:6-7 “Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu? Isto é, para trazer do alto a Cristo; ou: Quem descerá ao abismo? Isto é, para levantar Cristo dentre os mortos?”: ou seja, não precisamos mais subir ao céu, nem descer ao abismo para ter Cristo, pois Ele já desceu do céu, já morreu, já ressuscitou, já entrou em nós! Quer ver? Versículo 8 “Porém, que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração.” Está na tua boca! Aleluia! E também está no seu coração! Temos boca e coração! Amém e aleluia! Se você tem boca e coração, você pode ser salvo! Quem não tem boca e coração não pode ser salvo! Versículo 8b-9 “Isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como o Senhor e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” É com a própria boca que se confessa que Jesus é o Senhor! E em teu coração crê! Aleluia! Todo aquele que crê no coração que Deus ressuscitou Cristo dentre os mortos e confessa: é salvo! Graças a Deus temos boca e coração! Versículos 10 a 13 “Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois, não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todo os que o invocam. Porque: todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Não é obrigado, mas todo aquele que invocar é salvo. Essa é a nossa marca, não há outro nome, somos a Igreja! Nós somos apenas a Igreja, não temos outro nome para exaltar, vamos exaltar somente o nome do Senhor! Em 1 Coríntios 1:2 “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” vemos o versículo mais definido a respeito da Igreja, pois fala de quem é a Igreja, onde está a Igreja. De quem é a Igreja? É de Deus! Se alguém te perguntar “Que igreja é aquela?” então você dirá “A Igreja”! Não somos Igreja sem nome, mas nosso nome é Igreja. Na verdade não temos é sobrenome, pois isto foi criado pelo homem. O Senhor Jesus disse em Mateus 16 “Eu edificarei a minha igreja”, portanto a Igreja é do Senhor e as ovelhas são do Senhor. Ele perguntou a Pedro “Tu me amas?” e Pedro lhe respondeu que sim. Daí o Senhor disse “Então apascenta as minhas ovelhas.” Nós não somos ovelhas de ninguém, somos ovelhas do Senhor! Amém! Não somos ovelhas do pastor Francisco, ou do pastor Rogério, somos ovelhas do Senhor Jesus, pois Ele morreu por nós, derramou Seu sangue por nós. Nenhum homem pode abrir uma “igreja”, inaugurar uma “igreja”, pois para gerar uma igreja tem que morrer, ressuscitar, ascender, ser entronizado, se tornar Espírito, entrar no homem e gerar a igreja. Por isso a Igreja só tem um nome, foi Ele quem labutou, Ele quem deu Seu Filho para nos comprar, derramar Seu sangue, e hoje somos frutos do Seu penoso trabalho! Quem vocês são? Nós somos a Igreja e ponto final. A Igreja só tem um nome: o nome do Senhor Jesus! A Igreja é de Deus! E onde ela está? Aqui fala “A igreja de Deus que está em Corinto”, Corinto é uma cidade; aqueles que creram no Senhor que moravam em Corinto são a Igreja em Corinto. Isso é o que a Bíblia mostra, mas não o que a religião prega. Se eles estivessem em Praia, seriam a Igreja em Praia! Aleluia! Aqui está o modelo. Quantas igrejas havia em Corinto? Aqui está no singular “à Igreja”. Em cada cidade deve haver uma Igreja, a qual é formada de todos aqueles que creram no Senhor Jesus Cristo, foram salvos. Eles podem até dizer que não são a Igreja, mas são. Já que estamos em Praia somos a Igreja em Praia, é tão simples para os que são simples. Tudo é complicado para os que são complicados. “Aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” O que a Igreja pratica? Ela invoca o nome do Senhor. Quanto mais você invoca, mais separado do mundo você é, mais você tem a presença de Deus. Temos que invocar o Senhor em todo lugar, não só aqui. Graças a Deus pela casa dos ceapistas. Mas o Senhor vai nos dar um local de reuniões. Toda essa cidade precisa conhecer o nome do Senhor, começando pelo próprio bairro do Palmarejo. Segunda-feira vamos sair de porta em porta levando as pessoas a invocar o nome do Senhor! Aqui, podem vir a pé para a reunião, trazer o filho na cabeça. A Igreja precisa mostrar sua força. Enquanto estivermos em Praia somos a Igreja em Praia, quando estivermos em São Vicente somos a Igreja em São Vicente, quando estivermos em Fogo somos a Igreja em Fogo! Aleluia! Vamos ler mais um versículo que mostra que a Igreja é uma em cada cidade. Apocalipse 1:10 “Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta”, quando você está no espírito o dia é do Senhor e você ouve a voz do Senhor; quando não está no espírito o dia é seu mesmo e é cheio de confusão. O versículo 11 continua “dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.” Se são sete Igrejas, segundo o que vemos hoje na religião, deveriam ser ditos os nomes de sete denominações; mas não é isso que a Bíblia ensina, aqui fala o nome de sete cidades. Isso quer dizer que em cada cidade tem uma Igreja, a qual é os crentes. Aqui vemos sete cidades, nas quais há as sete Igrejas: Em Éfeso tem uma Igreja, em Esmirna tem uma Igreja, em Pérgamo tem uma Igreja e assim por diante. Em Praia tem uma Igreja! Amém! Cada cidade tem uma Igreja! Isso é o testemunho da unidade, o testemunho de Jesus Cristo. Um grupo de cristãos divididos não é testemunho, antes é uma vergonha; mas um grupo de cristãos unidos é um testemunho! O Senhor morreu para duas coisas: a primeira é salvar o pecador, livrando-os dos pecados, cumprindo a redenção; e a segunda é os reunir todos os salvos. Essa reunião aqui é um fruto da morte do Senhor. Uma vez em Angola eu falei para uma universitária que iria lhe fazer uma pergunta e caso ela acertasse eu lhe daria um milhão de dólares. Eu não tenho um milhão de dólares, mas eu tinha certeza de que ela não iria acertar. Então perguntei “Me diga, para quê Jesus morreu?” e ela respondeu “Para nos salvar!”. Meio ponto, só acertou a metade da pergunta! Será que você acerta essa pergunta? Para quê o Senhor Jesus morreu? Todos dirão que Ele morreu para nos salvar. Esse é um item, um objetivo da sua morte, o qual todos ensinam. O outro objetivo ninguém quer ensinar, mas você vai saber agora! João 11:50-51 “Nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo e que não venha a perecer toda a nação. Ora, ele não disse isto de si mesmo; mas sendo sumo sacerdote daquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação.” Aqui vemos o primeiro objetivo do Senhor em morrer: morreu pela nação. Mas não acaba aqui, entretanto isso é o que todos ensinam: os católicos, os pastores, até mesmo os filmes ensinam somente que Jesus morreu para nos salvar e fica por isso mesmo. O versículo 52a diz “E não somente pela nação,” o que significa que há mais um motivo. Ainda falta mais outra coisa, a qual ninguém quer falar, mas nós vamos falar. Versículo 52b “mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos.” Jesus morreu para reunir os filhos de Deus que andam dispersos, separados, espalhados. Portanto a morte do Senhor tem dois objetivos: salvar o pecador e reunir os crentes. É mais fácil salvar o pecador do que reunir os crentes, porque os crentes ao longo da história foram se dividindo em ministérios, em nomes, em dons e em muitas outras coisas. Mas o Senhor quer restaurar a unidade dos filhos de Deus! Jesus é o Senhor! A unidade é importante? Sim, pois alguém morreu por ela. Não estamos aqui defendendo nenhuma denominação: nem Batista, nem Assembléia, nem Universal, nem nada, somos apenas a Igreja do Senhor, como era no princípio. Qual a nossa obra? Restaurar o que era no princípio! A primeira Igreja que foi gerada na terra não foi a igreja Católica, ela foi a primeira denominação oficializada neste planeta. Antes dela já havia a Igreja, a qual foi gerada pelo Espírito Santo em Jerusalém. Vamos ler Atos 1: 8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Versículo 12 “Então, voltaram para Jerusalém,” então os discípulos que estavam no monte das Oliveiras voltaram para Jerusalém. A Bíblia é fácil de entender se tivermos um coração puro. Eles voltaram para Jerusalém, que era onde moravam. O Senhor acabara de reascender aos céus e só ficaram os discípulos. O que eles eram? Eles não sabiam o que eles eram ainda. Nós aqui já sabemos o que somos. Então o que eles fizeram? Foram reunir. Reunir é a melhor maneira de saber quem você é! No versículo 13 vemos que eles se reuniram. Ali só havia uma reunião, não havia nenhum nome, só mesmo uma reunião e mais nada. Eles estavam em Jerusalém e se reuniam, eles eram a Igreja! Aleluia! Eram a Igreja em Jerusalém. Isso foi inventado pelo Espírito Santo. Eles se reuniram e o Espírito veio confirmar em Atos 2:1 “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;” essa é a reunião da Igreja em Jerusalém. Se fosse algo humano ou carnal vocês acham que o Espírito iria confirmar? Versículos 2 a 4 “de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” Do capítulo 1 ao 8 nenhuma menção foi feita dizendo de quem eles eram, eles apenas se reuniam. Mas no capítulo 8 eles foram identificados, logo no versículo 1 “Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém”, versículo 3 “Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homem e mulheres, encerrava-os no cárcere.” Se a Igreja fosse um prédio com um nome na frente e uma cruz em cima, diria que Saulo assolava a Igreja quebrando os prédios, arrancando os nomes e espatifando a cruz. Mas Saulo entrava pelas casas, e isso era assolar a Igreja. A Igreja está nas casas: as pessoas que moram ali, que creram no Senhor Jesus, são a Igreja! Aleluia! A Igreja é composta de homens e mulheres. Espero que vocês entendam isso! Só há homens e mulheres na Igreja, não preciso explicar mais nada, não é? Não há um terceiro sexo na Igreja. Jesus é o Senhor! A Igreja é composta de homens e mulheres que invocam o nome do Senhor! Aleluia! A cidade em que vivemos é a base da Igreja, é o terreno. Você quando quer edificar uma casa precisa de um terreno. A Igreja é comparada à casa de Deus. Vamos ler aqui melhor em Hebreus 3:6 “Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.” Amém! A casa somos nós! Somos a casa de Cristo, a qual é a Igreja. Somos a Igreja, a casa de Cristo. Você hoje não deve dizer “Diana, toma banho, minha filha, se arruma que vamos para a igreja.” Como é que ela vai para a igreja, se ela é a Igreja. Isso aqui não é a Igreja, isso é a reunião da Igreja. Quando formos embora, aqui continuará a ser uma casa. Como as pessoas falam hoje? “Vai lá na minha igreja”. Dois erros - primeiro: ela não tem igreja nenhuma, segundo: que é impossível ir para a igreja. Não tem como você ir para o que você é! Como vou para mim mesmo? Nós não vamos, nós somos. Nós somos a Igreja! Aleluia! Amém! Somos a casa de Deus! E na casa de Deus há muitas moradas. João 14:1-2 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.” Onde é a casa do Pai? Na Igreja, a qual somos nós. Portanto nós somos as muitas moradas. Você é uma morada de Deus, Deus mora em você. Tem uma história de uma pessoa que estava perdida na neve e encontrou um barraco, bateu à porta e ninguém abriu, então olhou pela janela e viu água no fogo, uma chaleira no fogo e a casa toda arrumada. Então, resolveu entrar e, quando o dono chegou, disse que havia entrado, pois sabia que ali morava alguém. Ele sabia disso porque ali havia água na chaleira e a casa estava arrumada. Para saber se Deus mora em você, primeiro tem que estar arrumado aí dentro, segundo tem que estar fervendo. Irmão, arruma a sua casa e aquece o seu espírito! Quando a sua vida está arrumada, é porque Deus mora em você. E quando o seu espírito está fervendo, também é prova de que Deus mora em seu espírito. Quem tem Deus em seu interior está arrumado e fervendo! Aleluia! Mora alguém ai!? Que a Igreja em Praia esteja arrumada e fervendo. Que em cada Ilha haja uma Igreja arrumada e fervendo! Aleluia! Somos as moradas de Deus. Agora continuando no versículo 23 “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará; e viremos para ele e faremos nele morada,” Todo aquele que crê e recebe o Senhor, é uma morada. Crer é acompanhado de receber. Se você creu em Jesus, você precisa recebê-lo. Marcos 16 fala de pregar o evangelho às criaturas. Aquele que crer e for batizado será salvo. O batismo é para lavar os pecados. Para quê lavar? Para receber uma pessoa! Quando você crer no Senhor Jesus, você receberá na sua casa a pessoa mais ilustre e importante deste mundo; portanto a sua casa precisa estar lavada, arrumada, com o intuito de honrá-Lo. Para isso, você tem que ser batizado. Arrepender-se, ser batizado e receber o Senhor Jesus! Essa é a ordem! Precisamos limpar a casa, tirar toda impureza, para receber uma pessoa ilustre. Todo aquele que pratica isso compõe a Igreja. Qual igreja? A Igreja em Praia, a Igreja em Assomada. A cidade que você vive, é a Igreja que você pratica, invocando o nome do Senhor, dando testemunho da unidade, sendo aperfeiçoado na unidade. O Senhor Jesus, antes de morrer, orou pela unidade. Está registrado em João 17:20-23 “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.” Realmente, a unidade é muito importante – o Senhor orou antes de morrer e morreu por ela! Amém! As Igrejas então foram surgindo em cada cidade: Corinto, Éfeso, Tessalônica, Colossos, Filipos, cada cidade com uma Igreja! Aleluia! Há dois mil anos isso começou e chegou hoje aqui! Isso é maravilhoso! O Senhor veio trabalhando. Os apóstolos começaram praticando essa obra do Espírito. Tem um hino que cantávamos em Angola “Alegrei-me quando me disseram vamos à casa do Senhor”, mas esse hino é para ser cantado antes dessa palavra, agora temos que cantar “Alegrei-me quando me disseram somos a casa do Senhor”! Aleluia! Vamos ou somos? Somos a casa do Senhor! Precisamos assumir isso diante das pessoas. Somos a Igreja de Deus, o testemunho de Jesus Cristo. Vamos ler Atos 13:1 “Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes.” Antioquia era outra cidade, ali há outra Igreja. Na verdade é a mesma Igreja, falando no aspecto universal. No aspecto universal há somente uma Igreja, a qual tem expressão em cada cidade. É como a lua. Quantas luas existem na terra? Uma só. E qual é o nome da lua? Lua! A lua aqui em Praia é a mesma lua do Brasil e possui o mesmo nome da lua no Brasil. Quando olho para o céu, eu vejo a lua, em cada cidade ela tem uma expressão. A Igreja é uma, assim como o Senhor falou em Mateus 16 “eu edificarei a minha Igreja” Ele se referia à Igreja no aspecto universal. E em cada cidade tem expressão local. Então na sua cidade há a expressão da Igreja. Atos 9:31 “A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.” Aqui vemos três regiões, mas ainda assim a palavra Igreja está no singular. Aqui fala-se da Igreja no aspecto universal. No universo um só corpo há, a Igreja é o Corpo de Cristo. Quando a Igreja cresce em número lá em Assomada, a Igreja em Praia se alegra! Quando a Igreja cresce em número lá em Santo Antão, a Igreja em Praia também se alegra! E por quê? Porque é uma! Não posso falar “A Igreja em Assomada tem mais irmãos do que a Igreja em Praia”, dizer isso é uma heresia, somos um só corpo! Onde quer que a Igreja cresça em número, é bom para nós. Por isso é que os irmãos saem de Praia para ajudar Assomada, saem de Santo Antão para ajudar São Vicente. Não há disputa, a Igreja é uma! Interessa somente que a Igreja cresça e aumente! Voltando à base da Igreja: para construir uma casa você precisa de um terreno, ou constrói assim “tipo mágica”? Não! O terreno da Igreja é a cidade e nós somos os materiais para a edificação da Igreja, é como se fôssemos blocos, tijolos. Quando é edificado, aparece somente um edifício. Fomos salvos, batizados. Mas, enquanto estivermos divididos, os matérias permanecem espalhados. Assim, você não pode dizer que Deus tem uma casa, Deus tem vários materiais. Por exemplo, eu convido você para conhecer minha casa no Brasil. Chegando lá, tem três metros de areia num canto, três mil tijolos no outro canto, 25 sacos de cimento em outro canto, 50 varas de ferro em outro canto, isso é a minha casa? Não, são os materiais para a edificação da minha casa. Falta edificar a casa. Nessa terra existem muitos crentes, muitos materiais espalhados. O Senhor ainda não edificou a Sua casa, pois os crentes estão divididos. Para que haja edificação, é preciso edificar os matérias num único terreno, ali surge um único prédio, uma única casa –isso é a edificação da Igreja. A primeira coisa a ser restaurada é a base da Igreja: uma cidade, uma Igreja! E depois é preciso juntar, trazer os materiais para a edificação da Igreja. A Igreja se degradou, se dividiu, pois mexeram no terreno, mexeram na base. Uns edificam sobre um ministério, outros sobre um nome. A Igreja foi sendo edificada de maneira dividida. A Igreja foi avançando, pouco a pouco, por todas as cidades até que chegou em Roma. Na história, César Nero, imperador romano, perseguiu a Igreja matando os cristãos. Mas quanto mais cristãos matava, mais cristãos apareciam, pois a Igreja foi gerada pela morte e ressurreição de Jesus. Então, no império de Constantino, ao invés de perseguir a Igreja, ele resolveu unir-se a ela, pois a Igreja estava crescendo muito. Um imperador reunindo com a Igreja fez com que ela degradasse. A partir daí a Igreja foi oficializada como religião. Eles colocaram um nome na Igreja. Esta foi a primeira divisão. Como eles eram aqueles que professam a fé colocaram o nome de Igreja Católica. Católico significa aquele que professa a fé. Como eram liderados pelos apóstolos, colocaram Igreja Apostólica. E como estava em Roma, Igreja Romana. Então surgiu a primeira denominação oficializada nessa terra: Igreja Católica Apostólica Romana. Eu te pergunto: é a primeira igreja? Não, a primeira foi a Igreja em Jerusalém. Em Roma aconteceu um desastre, um acidente. E por termos nascido após tal acidente nos acostumamos com aquilo que vemos. Por exemplo, estou aqui hoje, se eu não tivesse uma perna eu ia dar a palavra, você iria me conhecer e diria “veio aqui um irmão do Brasil, deu uma palavra, aquele que não tem uma perna”, mas você não iria ficar chocado. Isso porque você me conheceu após o acidente. Mas se você, me conhecendo hoje com ambas as pernas, me vir depois, quando eu voltar, sem uma das pernas você vai levar um choque, pois você me conheceu com ambas as pernas. Por que é que nós não nos assustamos com a divisão da Igreja? Porque nascemos depois do acidente, quando nascemos já existiam as inúmeras denominações. Mas hoje o Senhor está mostrando a fotografia da Igreja antes do acidente, para que você deseje a Igreja como ela é, como era no início, para que você não ache mais normal olhar a Igreja toda espatifada, toda dividida e não sentir nada, agora você vai sentir no seu coração – isso foi um acidente. Mas o Senhor quer restaurar a Igreja! Essa comunhão de hoje é para que você veja a fotografia do que era a Igreja antes do acidente. E em meio ao Catolicismo o Espírito Santo reagiu e levantou um servo para restaurar a Igreja, mas ele não conseguiu. Martinho Lutero foi levantado e restaurou a justificação pela fé, pois a justificação era por obras e sacrifícios. Mas Lutero não restaurou o terreno da Igreja. O Senhor levantou John Wesley que restaurou várias verdades que hoje nós desfrutamos. Mas ele ainda não restaurou a base. Outros restauraram a questão do batismo e virou a Igreja Batista, e cada um restaura uma coisa e faz uma denominação. Resultado: piorou, dividiu mais e mais. Todas as verdades restauradas têm que ser colocadas num terreno e tal terreno é a cidade. Todos viram algo na Bíblia, alguma verdade, mas não viram completamente tudo, então a Igreja se dividiu, mas o Senhor está nos chamando para restaurar. Graças ao Senhor, o evangelho está em toda a América do Sul, na Europa, na Ásia e hoje na África, em 42 países temos o testemunho da unidade, pessoas que enxergaram que a Igreja é uma e que não pode ser dividida. Outros dividiram a Igreja em ministérios. O Senhor nos deu ministério para a edificação do Corpo de Cristo. Uns são evangelistas, outros pastores e mestres com vistas a o quê? Ao aperfeiçoamento dos santos! Nosso ministério é para uma única edificação: a edificação do Corpo de Cristo. Aqui no meio pode ter pastores e mestres, pode ter evangelistas, pode ter profetas, mas não podemos patentear nosso ministério, nem registrá-lo, abrir uma “igreja” baseado no meu ministério. Desta maneira eu divido o Corpo de Cristo. A Igreja foi dividida em nomes, ministérios, até mesmo em versículos bíblicos. Onde fala da assembléia? É na Bíblia; mas não mandou fazer nenhuma “Assembléia”. Também é na Bíblia que fala que a Igreja é o Reino, mas a Igreja não é a “Universal do Reino de Deus”, a Igreja é a Igreja! E é para isso que o Senhor está nos chamado: para restaurar a unidade da Igreja. Do meio das divisões, o Senhor está nos chamando. Por fim, vamos ler João 10:1 “Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.” Aqui fala de um aprisco, ovelha, ladrão e pastor. Aprisco é um curral. Curral é onde se guarda as ovelhas. Versículo 2 “Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.” Essa porta é a porta do aprisco. No aprisco as ovelhas são guardadas, guardadas do mundo, do mundo que falamos no início do capítulo, o mundo que Caim inaugurou. No aprisco não está bom? No aprisco há limitação, você só come o que te dão ali. Os apriscos acabaram se tornando outro mundo. Que mundo? O mundo religioso. Igreja significa chamados para fora. Você foi chamado para fora! Aleluia! Chamado para fora de onde? Para fora de todo sistema, seja ele mundano, seja ele religioso. É fácil você perceber que o Senhor te chamou do mundo do pecado, da bebida, da droga para a Igreja, não é verdade? Mas não é fácil enxergar que o Senhor te chamou do mundo religioso para a Igreja. Qual é o normal? As pessoas estarem no mundo e entrarem para um sistema que ainda não é a vontade de Deus, mas é um aprisco que guarda as ovelhas. O Senhor quer chamar mais uma vez: do aprisco para o rebanho, um único rebanho! Sair de uma denominação não é fácil. Versículo 3 “Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.” O Senhor conduz as ovelhas para fora do aprisco! As ovelhas estavam lá dentro do aprisco, protegidas, mas Jesus entra e as chama para fora. Vejam bem: o aprisco é a religião. Você saiu do mundo e entrou na religião. O Senhor quer te tirar da religião para a Igreja. Ele chama pelo nome as Suas próprias ovelhas. Isso significa que em um aprisco nem todas as ovelhas são Dele, há algumas que pertencem ao próprio aprisco, ao sistema religioso. Mas as que pertencem ao Senhor ouvem à Sua voz e vão para fora! Ele chama pelo nome! Imagina o Senhor Jesus entrando no aprisco, olhando 200 ou 300 ovelhas, e Ele não se confunde, Ele chama pelo nome as que Lhe pertencem. As que pertencem ao Senhor: vem para fora! Para fora! Amém! A Igreja é a assembléia dos chamados para fora! Aleluia! Fora! Aleluia! Fora do mundo pecaminoso, do mundo religioso! A Igreja está livre! Aleluia! Há um grupo de ovelhas livres. Versículo 4 “Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai a diante delas, e elas o seguem, porque lhe conhecem a voz.” Há ovelhas no aprisco que não lhe pertencem, mas as que pertencem sairão! Aleluia porque eu saí! Quem saiu, diz amém! Não estamos em nenhum sistema! Fomos libertos! Estamos na Igreja! Aleluia! Qual é a sua religião? Não tenho! Qual é a sua denominação? Também não tenho! Você tem o quê? Eu tenho Cristo no meu espírito! As pessoas acham estranho, pois estamos fora do sistema. Não estamos mais num sistema. Na realidade, Cristo entrou em nós! Conduz para fora e no versículo 16 diz o que faz com elas? “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz e então haverá um rebanho e um pastor.” Haverá um rebanho e um pastor! Esse “um rebanho” é uma Igreja! Ele conduz para fora para edificar uma Igreja, a qual foi dividida em vários apriscos. O Senhor chama pelo nome e compõe um só rebanho! Aleluia! O Senhor entra em cada aprisco e chama: vem para fora, vem para fora, vem para fora! E então Ele edifica uma única Igreja. Nós não tínhamos condições de estarmos juntos aqui. Éramos divididos em denominações, em doutrinas, eu era contra você e você era contra mim, o sistema nos dividia! Mas hoje há um só rebanho! Não vamos mais defender o nome de ninguém, o único nome aqui é o de Jesus Cristo! Jesus é o Senhor!

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