Tradução

quarta-feira, 17 de julho de 2013

As Origens de Abrão

As Origens de Abrão

Gênesis 11:24 - 12:1

O primeiro livro da Bíblia é o Livro dos grandes começos, tudo cujo título é indicado pelas duas primeiras palavras: "no princípio", que é a tradução da palavra hebraica beresbith.

 A partir desta palavra temos o título mais tradicional, "Gênesis", que traduzido do grego significa "origem, começo, fonte, criação". Os primeiros onze capítulos registram o fracasso da raça humana, a partir da desobediência de Adão e Eva, que resultou na perda da comunhão com o criador.

Tragédia e confusão marcaram a história humana até o capítulo 11. O juízo divino veio com o Dilúvio na terra e a confusão  das línguas em Babel. Deus resolveu interferir na história e restaurar a comunhão com o homem, escolhendo a linhagem de Sem, filho de Noé, para desta formar um povo especial.

 A questão da escolha de Sem tem a ver, em primeiro Lugar, com a sabedoria de Deus sobre toda Criação e, em segundo lugar, com a sua presciência. Só Ele conhece todas as coisas, antes e depois, para escolher um dos filhos de Noé e fazer dele a semente de uma nova relação com o homem na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário