Tradução

quarta-feira, 19 de junho de 2013

LIÇÕES APRENDIDAS POR JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO
SEMANA 6 - QUARTA-FEIRA
SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 14: Praticar a verdade (2 Jo 1-6)
Leitura bíblica: Mc 10:35-41; At 3:1, 3; 4:13, 19; 8:14

Ler com oração: O maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado (Mt 23:11-12).

LIÇÕES APRENDIDAS POR JOÃO

Quando consideramos a experiência do apóstolo João, percebemos que o caminho para realizarmos a obra do Espírito é nos esvaziar de nós mesmos, livrando-nos da soberba, do orgulho, bem como de toda presunção e arrogância. Devemos ver que somos apenas canais por meio dos quais o Espírito pode fluir e instrumentos pelos quais Ele pode fazer a Sua obra.
O grande empecilho para sermos verdadeiramente úteis a Deus é a nossa constituição natural. Uma das características do homem natural, isto é, de quem vive segundo a vida da alma, é a busca pela primazia, de ser o maior entre os demais. Nos evangelhos percebemos que João também tinha essa característica (Mc 10:35-41). Já no livro de Atos, João não mais aparecia como o primeiro, mas como o segundo, sempre seguindo e apoiando alguém (At 3:1, 3; 4:13, 19; 8:14). Então, depois de Paulo e Pedro terem sido martirizados, para completar Sua obra em João, Deus ainda usou o tempo de seu aprisionamento e exílio em Patmos para trabalhar nele. Por amar o Senhor, João negou a si mesmo e permitiu que a vida de Deus o transformasse, eliminando suas características naturais.
Semelhantemente, o Senhor deseja usar Seus filhos em Sua obra e espera que aproveitem as oportunidades para crescer na vida divina. O problema é que muitos filhos de Deus tropeçam no orgulho e na soberba, por acharem que já possuem crescimento suficiente. Outros igualmente se aborrecem quando se sentem deixados de lado, por não serem chamados para algum serviço ou para participar de alguma decisão.
Todas essas situações permitidas pelo Senhor são para que enxerguemos nossa real condição, nos arrependamos e recebamos mais de Sua vida. Assim como, antes de exercer a liderança, o apóstolo João aprendeu, primeiramente, a servir com aqueles que estavam a sua frente, igualmente, antes de liderarmos, precisamos aprender a obediência, a humildade e a servir por amor.
João também aprendeu lições com as experiências positivas e negativas dos outros. Em seu evangelho, quando ele registra os momentos em que o Senhor advertia e repreendia a Pedro, João guardava estas lições em seu coração. Em João 21:18, por exemplo, quando o Senhor dirige aquelas palavras a Pedro, ele estava ao seu lado e certamente aplicou aquelas palavras em sua vida.
Embora o Senhor seja paciente conosco, Ele anseia por concluir Sua obra em nós. Entretanto nosso coração é muito duro, e muitas vezes não nos rendemos ao trabalhar do Senhor. Por essa razão não podemos deixar de aprender todas as lições que Ele deseja nos dar, tanto em nossa experiência pessoal como na experiência dos demais irmãos. Assim, quando consideramos a experiência de algum irmão, não devemos criticá-lo, tampouco desprezar seu sofrimento, mas devemos ser sábios procurando entender o que o Senhor deseja falar conosco em situações como essa.
João foi preparado pelo Senhor para ser útil a Ele em sua maturidade. Louvamos ao Senhor por hoje, na vida da igreja, estarmos no processo de preparação, de constante aperfeiçoamento para sermos vasos úteis em Suas mãos. Se permitirmos o trabalhar do Senhor em nossa vida hoje, na Sua vinda, estaremos preparados para governar com Ele o mundo que há de vir.


Ponto-chave: Aprender com a experiência alheia acelera o trabalhar de Deus em nós.
Pergunta: Por que, antes de liderar, precisamos aprender a obediência e a servir com amor?



Nenhum comentário:

Postar um comentário