Tradução

domingo, 23 de junho de 2013

ALIMENTO DIÁRIO / PRATICAR A PALAVRA É O NOVO MANDAMENTO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 7 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 15: O ministério de João e a volta do Senhor (Jo 21:22)
Leitura bíblica: Jo 15:12; 21:22; Ap 6:1-2, 4-5, 8
Ler com oração:  Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha (1 Jo 2:7-8). Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes (Jo 13:17).

PRATICAR A PALAVRA É O NOVO MANDAMENTO

A renúncia do papa no início deste ano, testes nucleares na Coréia do Norte e a queda de um meteorito na Rússia trouxeram intranquilidade e sinalizaram que tanto o mundo religioso, quanto o mundo político e físico estão sofrendo modificações marcantes. Devemos fazer uma leitura espiritual desses fatos e perceber que a volta do Senhor é iminente. Podemos até dizer que essas coisas estão acontecendo porque a pregação do evangelho do reino avançou.
Em Apocalipse, vemos que a pregação do evangelho, representado pela saída do cavalo branco, é o sinal que segue à abertura do primeiro selo, e é seguido pela guerra, fome e morte, representados consecutivamente pelos cavalos vermelho, preto e amarelo resultados da abertura do segundo, terceiro e quarto selos (Ap 6:1-2, 4-5, 8). Logo, a pregação do evangelho do reino é o fator que desencadeia os demais fatores. O fim dos tempos se aproxima, pois o evangelho do reino está sendo pregado em toda a terra habitada (Mt 24:14). Diante disso, somos mais encorajados a ser participantes dessa obra, e não meros espectadores.
Em João 21:22, o Senhor Jesus indica que o ministério de João permanecerá até Sua vinda. Embora tivesse recebido a revelação das coisas que irão acontecer, em suas epístolas o apóstolo João não enfatizou as verdades doutrinárias, que era a comissão de Paulo, mas sua meta era conduzir-nos a praticar aquilo que já ouvimos desde o princípio (1 Jo 2:7). Em 2 João 5-6 também escreveu: “E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros”.
Esses versículos acima indicam que a meta João não era novos ensinamentos. Por outro lado, a novidade apresentada por seu ministério diz respeito à prática dessas verdades. Assim, quando praticamos o mandamento, ele se torna novo para nós. Portanto, quando o mandamento se torna real em nosso viver, a verdadeira luz que está em nós brilha e dissipa as trevas (1 Jo 2:8). Aleluia!
O encargo de João era nos lembrar das palavras que o Senhor já havia falado, a fim de que as pratiquemos (Jo 15:12). Nessa mesma linha de entendimento, o apóstolo Pedro disse o seguinte: “Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados” (2 Pe 1:12).Quando praticamos aquilo que já temos recebido, as palavras do Senhor se tornam novas para nós.


Ponto-chave: Praticar as verdades para cooperar com a volta do Senhor.
Pergunta: Qual o resultado de praticarmos os ensinamentos que recebemos desde o princípio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário