Tradução

domingo, 19 de maio de 2013

Pequeno Dicionário Bíblico Evangélico: A - Z


Pequeno Dicionário Bíblico Evangélico:  A - Z

A


Aarão - Irmão mais velho de Moisés e um dos sete homens que tiraram Israel da escravidão do Egito. (Êxodo 7:1,2)

Abba - Palavra aramaica para “pai”. (Marcos 14:36)

Abdenego - Um dos três hebreus que foram lançados numa fornalha ardente por se recusarem a se ajoelhar diante de uma estátua preparada pelo rei Nabucodonosor. Seu nome hebraico era Azarias. (Daniel 1:7)

Abel - O segundo filho de Adão e Eva. Irmão mais novo de Caim. (Gênesis 4:2,8)

Abraão - Pai da nação hebreia, primeiramente chamado de Abrão. Deus chamou Abrão de Ur dos Caldeus e lhe disse para ir a uma terra que lhe mostraria. Abrão obedeceu. Deus prometeu fazer dele uma grande nação e mudou seu nome para Abraão, pai de muitos. (Gênesis 12:4)

Absalão - Terceiro filho do Davi. Ele liderou uma rebelião contra seu pai. O Rei Robão casou-se com Maaca, filha de Absalão. (II Samuel 13:20-22)

Adão - O primeiro homem que Deus criou. Adão foi criado perfeito, mas sua decisão de desobedecer às instruções de Deus trouxe o pecado ao mundo. Desde este dia, todas as pessoas que nascem são pecadoras. Por esta questão Deus exigiu que os israelitas fizessem ofertas e mandou seu filho Jesus Cristo. (Gênesis 2:7)

Adonias - Quarto filho de Davi, com sua esposa Hagite. Adonias reivindicou o trono em lugar de Davi, mas seu pai já o tinha promotido a Salomão. (II Samuel 3:4)

Ágape - Palavra grega para amor que implica em doação não egoísta. Um dos exemplos mais conhecidos é João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pareça mas tenha vida eterna”. (João 13:34)

Ageu - Profeta de Israel após o Exílio. Ageu ajudou a recontruir o templo na época de Esdras. Ele escreveu o livro de Ageu e profetizou ao tempo de Zacarias. (Esdaras 5:1)

Alfa e Ômega - Termo para Deus e Jesus encontrado apenas no Apocalipse. Alfa e Ômega são as primeiras letras do alfabeto grego. O termo significa que Deus é eterno e soberano. (Apocalipse 1:8)

Amós - Profeta de Tecoa em Judá. Deus o chamou para pregar ao reino do norte (Israel). (Amós 1:1)

Ano Sabático - Tempo de Sábado para a terra. Os israelitas deviam observá-lo deixando de plantar ou colher qualquer alimento a cada período de sete nos. O Exílio sobreveio porque os israelitas falharam em obedecer a este mandamento. (Levítico 25:1-7)

Arca da Aliança - Objeto mais sagrado de culto em Israel. Uma caixa feita de acácia e coberta com ouro. Dentro dela ficavam as duas tábuas dos Dez Mandamentos, um pote de ouro com maná e a vara de Arão. A arca ficava guardada no Santo dos Santos do tabernáculo durante o Êxodo e no Lugar Santíssimo do templo edificado por Salomão. Ela não podia ser tocada; era transportada por varapaus sobre argolas fixadas nos seus quatro cantos. (Deuteronômio 31:26)

Arcanjo - Palavra usada apenas para o anjo Miguel. Ele é o anjo chefe, que comanda os outros anjos de Deus. (Daniel 10:13,21)

Armagedom - Lugar onde os exércitos do mundo se encontrarão na ultima rebelião contra Deus. (Apocalipse) 16:16

Ascensão - Volta de Jesus aos céus. Depois que ressuscitou dentre os mortos, Jesus encontrou-se e conversou com seus discípulos por mais de 40 dias. Depois voltou ao seu lugar no céu à direita do Pai, onde reina como nosso Rei e serve como nosso Sumo-Sacerdote. (João 20:17)

B


Baal - Principal deus dos povos cananeus. O culto a Baal era uma constante tentação para os israelitas. (Juízes 6:25)

Baasa - Terceiro rei do reino do norte (Israel). Baasa subiu ao poder ao assassinar seu antecessor, o rei Nadabe, e toda a família real de Jeroboão. (Esdras 2:2)

Babel - A grande cidade de Gênesis II, onde a torre de Israel foi construída, e também a capital da Babilônia. Foi na terra de Babel que Deus fez surgir novas línguas, para castigar o orgulho humano. (Gênesis 11:4-9)

Babilônia - Fundada por Nimrode e se localizava no rio Eufrates; Império as sul da Mesopotâmia (atual Iraque).Os isralitas gastaram 70 anos como prisioneiros na Babilôna ao tempo de Daniel. (Gênesis 10:10)

Bálsamo de Gileade - Produto cosmético e medicinal que os israelitas faziam a partir de um tempero ou seiva de árvore. (Jeremias 8:22)

Belém - Pequena cidade de Judá, a 9 Km de Jerusalém. Foi nesta cidade em que Jesus nasceu. (I Samuel 16:1)

Betel - Cidade da terra de Israel ao noroeste de Ai. Abraão acampou próximo a Betel quando chegou pela primeira vez a Canaã. Jacó teve seu sonho ali, quando fugia de Esaú. Depois que foi conquistada por Josué, oi dada à tribo de Efraim. (Gênesis 12:8)

Boaz - Marido de Rute; pai de Obede; avó de Jessé; bisavó de Davi. (Rute 2:1-5)

C


Cades - Antiga cidade dos heteus na região norte do Líbano, próxima do rio Orontes, provavelmente uma ruína ou coluna ao tempo de Davi. (Josué 10:41)

Cades-Barnéia - Importante cidade e região no lado Sul do Deserto de Zim e no lado norte de Parã. Os israelitas ficaram acampados nesta cidade quando enviaram 12 homens para espionar a terra de Canaã. (Josué 14:6,7)

Cafarnaum - Principal cidade do litoral norte do mar da Galiléia no tempo de Cristo. Jesus estabeleceu-se nesta cidade quando começou seu ministério. Simão, André, Tiago, João e Mateus trabalhavam em Cafarnaum quando Jesus os chamou. (Mateus 4:13)

Caim - Primogênito de Adão e Eva que matou seu irmão Abel. (Gênesis 4:1-8)

Calebe - Israelita da tribo de Judá; filho de Jefuné. Moisés o escolheu para representar Judá na equipe de espias enviados à tera de Canaã, quando os israelitas alcançaram Cades-Barnéia durante o êxodo. Junto com Josué, ele foi o único a espiar a crer que Deus lhes daria a vitória sobre os cananeus. Ele se estabeleceu em Hebrom. (Números 13:6)

Canaã - Terra ocupada pelos descendentes de Canaã, neto de Noé; Palestina; a terra bem ao sul da Fenícia ou Líbano, a oeste da Síria e ao noroeste da Arábia. (Josué 3:10)

Cenáculo - Lugar alto em Jerusalém onde Jesus e seus discípulos tomaram a Última Ceia. Tem esse nome porque ficava no segundo andar de uma casa de dois andares. (Lucas 22:10-13)

Circuncisão - Remoção do prepúcio do pênis. Os israelits eramm circuncidados no oitavo dia do nascimento. Deus pediu isto como uma parte de sua aliança com Israel. Era o sinal da fidelidade do povo de Deus. (Gênesis 17:12)

Crucificação - Método de execução usado pelos romanos ao tempo do Novo Testamento. A pessoa a ser crucificada era pregada em dois travessões de madeira formando uma cruz. Um prego atravessava os dois pés e dois outros atravessavam cada pulso. Alguns criminosos condenados por crimes sérios eram crucificados. A falsa acusação usada para justificar a crucificação de Jesus foi a traição contra Roma. (João 19:16,18)

D


Dalila - Mulher que traiu Sansão para os filisteus. Os filisteus pagaram 1.100 peças de prata para que descobrisse sua fraqueza. Sansão apaixonou-se por ela e lhe contou o que ela queria saber. (Juíses 16:6,18)

Daniel - Membro da família real de Judá levada cativa para a Babilônia pelo exército do rei Nabucodonosor durante o reinado de Jeoaquim. Foi ele que serviu a quatro reis da Babilônia e sobreviveu por uma noite numa cova de leões. (Daniel 1:6-11)

Davi - Filho caçula de Jessé e segundo rei de Israel, depois de Saul. Era da tribo de Judá e derrotou o gigante Golias. Escreveu salmos, governou com justiça e sua vida integrou totalmente o plano de Deus, que prometeu que seu reino jamais teria fim. (I Samuel 16:13)

Deidade - Toda a natureza de Deus; aquilo que Deus é. (Colossenses 2:9)

Deus - Criador e Senhor de todas as coisas; o único que sempre existiu e existirá; o único Deus verdadeiro. (Gênesis 1:1)

Destra - Mão direita. Palavra usada com uma figura de linguagem, para indicar habilidade poder ou autoridade; intimidade, lugar de honra próxima de alguém. (Êxodo 15:6)

Dia da Preparação - O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. (Mateus 27:62-64)

Dilúvio -Tempo quando Deus cobriu a terra com água para destruir todo o mundo, exceto Noé, sua família e os animais que estavam na arca. (Gênesis 7:7)

E


Ebenézer - Lugar onde os filisteus derrotaram os israelitas e tomaram a Arca da Aliança no tempo de Eli. Pedra que Samuel levantou em Ebenézer para comemorar a vitória dos israelitas sobre os filisteus no mesmo lugar de sua derrota anterior. (I Samuel 4:1)

Éden - Terra onde Deus colocou Adão e Eva, que foram forçados a deixar o Éden depois que pecaram. Era banhado por um rio que estava em comunicação com outros rios: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. (Gênesis 2:15)

El Shadai - Deus todo poderoso. (Gênesis 28:3)

Elá - Lugar de acampamento dos israelitas durante a batalha de Davi e Golias. Vale próximo a Jerusalém no território de Judá. (I Samuel 17:19)

Eldade - Um dos 70 anciãos de Israel escolhidos por Moisés para ajudar a liderar a nação. (Números 11;26-30)

Eli - Sumo-sacerdote de Israel que criou Samuel no tabernáculo em Siloé quando o Senhor chamou Samuel para a profecia. (I Samuel 1:3,9)

Eliaquim - Israelita escolhido por Deus para substituir Sebna como assistente do rei Ezequias. (II Reis 18:18)

Elias - Profeta do reino do norte (Israel) ao tempo dos reinados de Acabe, Acazias e Jorão. Ele se tornou conhecido ao derrotar os 400 profetas de Baal no monte Carmelo. (II crônicas 21:12)

Emanuel - Palavra ebraica que significa Deus conosco. (Isaías 7:14)

Esaú - Filho de Isaque e gêmeo fraterno de Jacó. (Gênesis 25:25-30)

Esdras - Escriba judeu que viveu em Jerusalém ao tempo de Neemias. (Esdras 7:10)

Espírito Santo - Terceira pessoa de Trindade. (Salmo 51:11)

Ester - Judia nascida no cativeiro da Babilônia entre os exilados de Judá. (Ester 2:7,8)

Eunuco - Homem castrado que servia de guarda das mulheres do seu dono. (Ester 2:14)

Evangelho - “Boas novas”, a notícia de que Jesus pagou a pena por nossos pecados e nos convida a receber sua oferta de perdão. (Marcos 1:1)

F


Faraó - Rei ou governante do Egito. “Faraó” era um título, como “Presidente”. (Gênesis 40:4,5)

Fariseus - Grupo de líderes entre os judeus ao tempo do Novo Testamento, conhecidos por sua oposição a Jesus. (Mateus 5:20)

Fé - Confiança em Deus; crença que Deus faz e fará o que promete. (II Crônicas 20;20)

Filisteus - Descendentes de Casluim. Golias foi um dos mais conhecidos filisteus, inimigos constantes de Israel. (Juízes 13:5)

G


Gabriel - Anjo que apareceu a Daniel e a Zacarias, esposo de Isabel. (Daniel 9:21)

Galiléia - Ampla área do norte da Palestina ao tempo do Novo Testamento. Nela Jesus cresceu, pregou e curou muitas pessoas. (Mateus 11:1)

Gentio - Não judeu; pessoa que não é judia. (Neemias 5:9)

Gérsom - Primeiro filho de Moisés. (Êxodo 2:22)

Getsêmani - Jardim no monte das Oliveiras. Foi nele que Judas traiu Jesus. (Marcos 14:32)

Gólgota - “Lugar da caveira”, lugar onde Jesus e dois criminosos foram crucificados. (Marcos 15:22)

H


Hadassa - Nome hebraico de Ester. (Ester 2:7)

Hanucá - Festa judaica que celebra a restauração do templo. (João 10:22)

Hebreu - Todo descendente de Abraão, Isaque e Jacó. (Gênesis 14:13)

Hosana - Forma grega do termo hebraico no Salmo 118:25: “Salve-nos, Senhor.” (Mateus 21:9)

I


Incenso - Seiva ou cheiro queimado por seu perfume forte e agradável. (Êxodo 30:35)

Iniquidade - Palavra para “pecado” e que aparece em algumas traduções da bíblia. (Salmo 25:11)

Isaías - Profeta e israelita que pregou durante os reinados de Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés. Ele era filho de Amós e viveu em Jerusalém. (II Reis 19:2)

Ismael - Filho de Abraão e Hagar, meio irmão de Isaque. (Gênesis 16:15-16)

Ismaelitas - Povo que deriva suas origens de Ismael; os árabes. (Gênesis 37:27)

J


Jeovah Jireh- “O Senhor proverá.” (Gênesis 22:14)

Jeovah Nissi - “O Senhor é a minha bandeira.” (Êxodo 17:15)

Jeovah Shalom - “O Senhor é paz.” (Juízes 6:24)

Jeovah Shamah - “O Senhor está aqui.” (Ezequiel 48:35)

Jeovah Tsidkenu - “O Senhor é a minha justiça.” (Jeremias 23:6)

Jesus - O nome mais importante da bíblia. O filho de Deus, o Messias, o nosso Salvador e Senhor. O nome Jesus é a forma grega do hebraico “Josué”, que significa “ungido”. (Isaías 7:14, 53:1-12,

Mateus 1:18, Atos 16:18)

L


Lago de fogo - Termo usado para “inferno” no livro de Apocalipse, também chamado de “segunda morte”. (Apocalipse 20:14)

Levita - Descendente de Levi e membro desta tribo. Deus deu aos levitas algumas tarefas especiais no serviço do tabernáculo e do culto. (Êxodo 4:14 e II Crônicas 20:14)

Livro da vida - Nomes de todos aqueles que viverão com Deus para sempre no céu. (Apocalipse 3:5)

Louvor - Aplauso;aprovação;palavra ou gesto para declarar a dignidade de algo ou de alguém. É a parte essencial do culto a Deus. (Salmo 111:10)

M


Mamom - Palavra aramaica para “saúde” ou “riqueza”. Jesus a empregou em seu ensino sobre o dinheiro. (Lucas 16:13)

Maná - Alimento que Deus providenciou para os israelitas durante o êxodo. (Êxodo 16:31-32)

Maranata - Palavra aramaica para “Venha, nosso Senhor!”. (I Coríntios 16:12)

Matusalém - Filho de Enoque, e pai de Lameque; Um daqueles que viveram antes do dilúvio. Matusalém viveu 969; ninguém viveu mais que ele. (Gênesis 5:21)

Messias - Palavra hebraica que significa “ungido”. Se refere ao Salvador que os profetas do Antigo Testamento predisseram que nasceria de uma virgem em Belém. A forma grega é “Cristo”. (João 1:41)

Mirra - Resina retirada de uma pequena árvore que cresce no Oriente Médio. Dessa resina, se fazia um perfume muito agradável e um remédio que, misturado com vinho, servia como calmante. (Mateus 2:11)

N


Nazireu - Israelita, homem ou mulher, que fazia voto de se dedicar ao serviço de Deus por algum tempo ou por toda a vida. O nazireu não podia beber vinho ou cortar o cabelo. Sansão é o mais famoso deles.   (Números 6:1-21)

Nova Jerusalém - Cidade que Deus criará como parte dos novos céus e da nova terra.  (Apocalipse 21:2)

O


Odre - Vasilha feita com o coro de animal. Servia para guardar ou transportar líquidos. (Mateus 9:17)

Onipotência - Poder sem limite de Deus. (Salmo 24:8)

Onipresença - Capacidade de Deus de estar em todo lugar.  (Provérbios 15:3)

Onisciência - Conhecimento de Deus sobre todas as coisas.  (Mateus 6:8, Salmo 139:17)

Ósculo - Beijo, modo de cumprimentar muito comum entre muitos povos do oriente próximo.  (Romanos 16:16)

P


Padã-Arã - Região em torno de Arã na alta Mesopotâmia entre os rios Eufrates e Habur. Abrão viveu em Padã-Arã antes de se mudar para Canaã. (Gênesis 28:5-7)

Pano de saco - Tecido grosso feito geralmente de pêlo de cabra usado como saco. As pessoas também o vestiam como forma de demonstrar aflição, tristeza ou arrependimento. (Gênesis 37:4)

Pão asmo - Pão feito sem fermento que era comido durante a Páscoa e outras festas. O fermento era símbolo do pecado.  (Êxodo 12:17-20, I Coríntios 5:7,8)

Parábola - História curta com o fim de ensinar lições a respeito do reino de Deus, ou de sabedoria ou moral. (Mateus 13:3-23)

Páscoa - Festa em que os israelistas comemoram a libertação dos seus antepassados da escravidão no Egito. (Êxodo 12:1-20)

Propiciatório - Topo da Arca da Aliança; lugar da expiação. Era aí que o sumo-sacerdote aspegia o sangue no Dia da Expiação. O propiciatório era feito de ouro puro. (Hebreus 9:5)

Q


Querubim - Ser espiritual semelhante a anjo, que representa a presença, a grandeza e a majestade de Deus. O topo da Arca da Aliançaera adornado com um par de estátuas de querubins. (Êxodo 25:18-22, Gênesis 3:24)

R


Rabi - “Meu grande”, título dado aos mestres da lei entre os judeus. (João 3:2)

Redenção - Doutrina cristã segunda a qual Jesus Cristo pagou o preço para que o seu povo fosse livre. (Hebreus 9:12)

Reino de Deus - O domínio de Deus sobre as pessoas e o mundo, tanto no presente como no futuro. (Romanos 14:17) Vida com Deus no Céu. (II Timóteo 4:18)

S


Sabactani - Parte do grito de angústia dado por Jesus na cruz, tirada do Salmo 22:1. A palavra tanto pode ser hebraica quanto aramaica, mas seus significado é desconhecido. (Marcos 15:34)

Sacerdote - Pessoa que serve como mediador entre Deus e os outros. Em Israel, os sacerdotes trabalhavam junto com os levitas, administravam os sacrifícios e supervisionavam as festas, e tinham que ser descendentes de Aarão. (Êxodo 3:1)

Salvação - Perdão dos pecados; dom de Deus da vida eterna. (Romanos 6:22-23, 10:8-10)

Samaritano - Pessoa nascida em Samaria, região que ficava entre a Judéia e a Galiléia. Os judeus e os samaritanos não se davam por causa de diferenças de religião, raça e costumes. (João 4:9)

Santo dos Santos - Pequeno lugar atrás do véu do tabernáculo (e do templo), onde a presença de Deus permanecia; lugar onde somente o sumo-sacerdote podia entrar e onde era guardada a Arca da Aliança. (Levítico 16:1-34, II Crônicas 3:8-14)

Serafim - Ser com seis asas, que representa a presença, grandeza e majestade de Deus. (Isaias 6:1-7)

Sinagoga - Casa de oração dos judeus; surgiram durante o exílio na Babilônia, entre os judeus que amavam a Deus mas não podiam adorar no templo em Jerusalém. (Mateus 13:54)

Sumo-sacerdote - O mais alto cargo no sacerdócio em Israel, tinha como tarefa representar Israel no Dia da Expiação e interpretar o Urim e o Tumim. (Levítico 16:32, Mateus 26:57)

T


Tabernáculo - Lugar portátil de adoração dos israelitas durante o Êxodo; tinha formato de tenda e era feito de material leve para ser facilmente transportado. Mais tarde, foi substituído pelo templo. (Êxodo 261-37)

Templo - Templo construído por Salomão; o mais conhecido templo na bíblia, uma grande edificação de pedra e madeira construída em Jerusalém ao longo de um período de sete anos. (I Reis 6)

Torá - palavra hebraica para “lei”, geralmente usada no Antigo Testamento, como Lei de Deus.

U


Ungir - Derramar um óleo especial sobre uma pessoa ou coisa e separá-las como santa e prepará-la para o serviço de Deus. (Êxodo 30:22-33, I Reis 16:13)

Urim e Tumim - Objetos sacerdotais que determinavam a vontade de Deus usados primeiramente por Levi, e foi usado até os tempos de Davi. (Êxodo 28:0)

V


Valentes de Davi - Grupo de guerreiros famosos por sua bravura, habilidade no combate e dedicação a Davi;alguns nomes: Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá. Eles tinham sido oficiais no exército de Saul. (II Samuel 23:8-17)

Voto - Promessa de uma dádiva ou serviço determinado a Deus, de uma forma específica se ele atender a uma súplica.  (Gênesis 28:20-22)

X


Xerxes - Nome persa de Assuero; filho de Dario, o Grande.  (Ester 1:1)

Y


Yeshua - Palavra hebraica para Jesus.

Z


Zaqueu - Chefe da coletoria de impostos em Jericó. Ele recebeu Jesus em sua casa e prometeu devolver o dinheiro que tinha roubado. (Lucas 19:1-10)

Zife - Cidade na região montanhosa de Judá onde Davi tentou se esconder de Saul.  (I Samuel 23:13-29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário