Tradução

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A APLICAÇÃO PRÁTICA DE ANDAR NA GRAÇA E NA VERDADE


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 10: Andar no amor, luz e espírito (Ef 5:1-2, 8, 18)

Leitura bíblica: 1 Co 12:4-6; Ef 4:1, 7

Ler com oração: Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria (Rm 12:6-8).

A APLICAÇÃO PRÁTICA DE ANDAR NA GRAÇA E NA VERDADE

Embora a graça seja Deus em Cristo como nosso desfrute, andar na graça não é simplesmente desfrutar o Senhor. Em Efésios 4:7 lemos: “E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”, que está ligado a 1 Coríntios 12:4-6: “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos”. Ligando esses trechos, vemos que, quanto mais usamos os dons, mais graça recebemos.
Um membro do corpo humano pouco exercitado não se desenvolve e recebe pouco sangue, mas, quando se exercita, a circulação aumenta. O desenvolvimento do membro depende da quantidade de sangue que passa por sua musculatura. Assim também, quanto mais usamos os dons espirituais, mais graça recebemos. Portanto andar na graça não é simplesmente dizer: “Oh! graças ao Senhor!” Antes, é exercitar os dons e receber a graça de modo que se tornem ministérios.
Num viver de igreja em que apenas frequentamos reuniões, sem exercitar os dons, embora membros do Corpo de Cristo, continuamos fracos, não desenvolvidos, “mirrados”, porque não recebemos tanta graça. O Senhor quer mudar essa situação.
Em nossa prática hoje, andar na graça não é apenas ficar em casa orando e lendo a Palavra. Embora seja crucial orar e ter comunhão com o Senhor, andar na graça significa também servir o Senhor, pregar o evangelho, apascentar os irmãos. Uma ferramenta para isso é o BooKafé, onde os santos têm a oportunidade de exercitar seu dom, e não só os que servem ali, mas todos. Além disso, aos domingos, podemos mudar o horário da reunião da mesa do Senhor para a noite e, de manhã, por cerca de duas horas, sair para contatar pessoas. Embora muitos possam rejeitar a Palavra, ainda há muitos filhos da paz que a aceitam.
De acordo com as nossas argumentações, sempre haverá desculpas, como: domingo de manhã não é bom, pois as pessoas dormem até mais tarde; domingo à tarde também não é bom, pois todos querem assistir ao futebol ou passear. Se mudarmos para o sábado, alguns dirão que de manhã muitos trabalham e à tarde vão ao supermercado, já que não têm tempo durante a semana para fazer as compras. Se propusermos sair no meio da semana, também haverá quem diga que não é bom porque todos estão trabalhando. Sempre haverá desculpas. Se dermos atenção à nossa disposição natural, nenhum dia ou horário será bom para pregar o evangelho! Então vamos simplesmente escolher um dia e um horário. O importante não é quando, e sim pregar o evangelho. Isso é andar na graça, é exercitar os dons. Louvado seja o Senhor!
Andar na verdade, por sua vez, não é meramente absorver as verdades bíblicas, ler muitos livros, conhecer a Bíblia de cor, e sim levar a Palavra que temos recebido a outros. A Palavra é a fé objetiva, ou seja, a economia neotestamentária de Deus. Quando levamos a Palavra, levamos a fé para as pessoas. Por isso temos várias unidades do BooKafé, isto é, book (livro) mais “a fé”. Os livros que estão no BooKafé têm por objetivo levar essa Palavra como fé às pessoas.


Ponto-chave: Rejeitar nossa disposição natural e exercitar os dons.

Pergunta: Que significa andar na graça e na verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário