Tradução

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

NICODEMOS

NICODEMOS

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?
Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho!
Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais?

Pensamento:

Nicodemos era um fariseu, mestre de Israel. Apesar de ser um homem muito instruído e com um cargo muito importante, ele precisou de saber que necessitava nascer de novo se queria entrar no reino de Deus. Ele conhecia Jesus. No entanto esse conhecimento não foi o suficiente para garantir a Nicodemos que iria para o céu. Ele via Jesus operar muitos milagres, e tinha a certeza que Jesus era um homem de Deus. Mas foi necessário que Jesus lhe dissesse que sem o novo nascimento não é possível entrar no reino de Deus.

Os nossos conhecimentos bíblicos, não nos garantem a vida eterna. Temos que nascer de novo. Nicodemos não percebeu o que é o novo nascimento porque se trata de uma "operação" espiritual, e o que é espiritual não é explicável, mas é pela fé. 1 Cor. 2.14 – Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Eze 36:25-27 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei.
Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário