Tradução

domingo, 3 de novembro de 2013

O amor de Cristo (Ef 3:17-19)


O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica: Jo 1:17; 14:6; Ef 4:6-7, 11-16

 Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor (Ef 4:15-16).

ANDAR NA GRAÇA PARA EDIFICAR O CORPO DE CRISTO

Em Efésios 4:7 lemos: “E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”. Quando obtemos a vida de Deus ao crer no Senhor Jesus, recebemos graça. Não se trata de termos uma vida confortável, um trabalho próspero ou uma bela família, pois a graça de Deus não tem como objetivo nosso sucesso pessoal ou prosperidade material. A graça é o dispensar do Deus Triúno para produzir em nós um crescimento espiritual normal, levando-nos a exercer nossa função como membros do Corpo de Cristo e assim executar a economia neotestamentária de Deus. Quanto mais exercitamos o dom que recebemos pela graça, mais graça nos é acrescentada.
Ao nascermos de Deus, recebemos o primeiro dom, que é invocar o nome do Senhor. Assim como a criança recém-nascida tem o dom de chorar para que a mãe atenda suas necessidades, o primeiro dom que recebemos foi de clamar ao Senhor. A Primeira Epístola aos Coríntios 12:1-3 descreve que exercitamos esse dom falando pelo Espírito Santo, ao dizermos: “Senhor Jesus!”. Nos versículos 4 a 6 lemos: “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas operações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos”. Isso significa que, quando exercitamos os dons, recebemos graça, não para fazer uma obra particular, mas para edificar o Corpo de Cristo. Somos membros desse Corpo, por isso devemos funcionar. Se um membro do nosso corpo físico deixa de se exercitar, ele fica atrofiado. Da mesma forma, se não nos exercitamos como membros do Corpo de Cristo, deixamos de receber graça. Mas, se nos exercitamos continuamente, a graça de Deus opera em nós e, além de produzir crescimento, faz do nosso dom um ministério. Assim, Deus pode utilizar esse ministério em Suas operações, coordenando-nos juntamente com os outros ministérios do Corpo de Cristo.
Quando exercitamos os dons, andamos na graça e somos aperfeiçoados (Ef 4:11-13). Não devemos tentar servir a Deus de maneira autossuficiente, pois todos precisamos de aperfeiçoamento. Na vida humana, ninguém permanece da maneira como estava quando nasceu. Da mesma forma, na vida espiritual, buscamos crescer e ser aperfeiçoados. Para isso, temos o BooKafé, a colportagem, o CEAPE e os vários serviços do viver da igreja. Essas ferramentas são úteis para alargar nosso coração e aperfeiçoar nosso caráter.
Na igreja há aqueles que nos ajudam a ser aperfeiçoados, como os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. A liderança desses irmãos é para o nosso aperfeiçoamento, por isso exercitam o amor e a paciência. Eles devem se tornar modelos para os demais, perseverando em cuidar dos irmãos e da igreja. Sua função não é criar discípulos próprios nem se assenhorear do rebanho, mas apascentar os que lhes foram confiados pelo Senhor (1 Pe 5:2-3).
O resultado de sermos aperfeiçoados por andarmos na graça é a maturidade (Ef 4:14-16). Quando amadurecemos, não somos influenciados pelas opiniões que induzem ao erro, mas seguimos a verdade em amor. Essa verdade é o próprio Cristo (Jo 14:6). Ao andarmos na graça e na verdade, cooperamos para a edificação do Corpo de Cristo, suprindo vida aos que nos foram confiados (Ef 4:16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário