Tradução

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Estudo Bíblico:

Estudo Bíblico: 

A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO DA VERDADE NO MINISTÉRIO DE JOÃO

Leitura bíblica: Jo 14:2-3, 10, 17, 20, 23; 15:26; 16:13

 O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito (Jo 14:26). Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir (16:13).

A verdade segundo a linha ministerial dos apóstolos veio da experiência viva que tiveram durante os três anos em que caminharam com o Senhor Jesus. Embora não entendessem muito bem o significado do que Jesus lhes falava naquele tempo, quando o Espírito da realidade veio, Ele os fez lembrar de tudo que lhes ensinara (Jo 14:26).
No capítulo catorze de seu evangelho, João registra as palavras do Senhor com respeito à Sua morte e ressurreição e à vinda do Espírito como outro Consolador: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (vs. 2-3).
Quando o Senhor falou que ia preparar lugar e que voltaria e nos receberia para Si mesmo, o “ir” se referia à Sua morte na cruz, e o “voltar” à Sua ressurreição. Quando Ele morreu e ressuscitou, trouxe-nos a vida de Deus e nos colocou em Si mesmo, por isso Ele disse: “Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós” (v. 20). Esse “dia” se refere à Sua ressurreição, ou seja, essa já era a Sua “volta”.
A maioria dos cristãos, porém, entende essa passagem como se o Senhor Jesus tivesse ido preparar uma casa para nós no céu. Alguns podem pensar: “Já se passaram dois mil anos e Ele não voltou ainda. Será que não terminou de preparar as casas?”. Não! Nossa habitação é em Cristo e no Pai. Por isso Ele disse que nos receberia para Si mesmo, para que nós estivéssemos onde Ele estava (v. 3). No versículo 10 o Senhor afirmou que estava no Pai e também declarou: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (v. 23). As “muitas moradas”, no versículo dois, que Ele iria preparar, somos nós, os que amam o Senhor e guardam Sua palavra.
Enquanto estava em carne, o Senhor não tinha como estar dentro daqueles que O amam. Após Sua morte e ressurreição, porém, Ele preparou essas moradas, pois se tornou o Espírito que dá vida (1 Co 15:45b) e voltou a nós como o outro Consolador, o Espírito da verdade a fim de entrar em nós e estar para sempre conosco (Jo 14:17; 15:26; 16:13).
A palavra grega para “verdade” também quer dizer realidade. O Espírito da verdade nos faz entrar na realidade de todas as coisas espirituais. O Senhor Jesus hoje já é o Espírito da realidade. Ele é verdadeiro e real para nós. O que precisamos hoje é desse Espírito da realidade. Nele estão o Pai, o Filho e também o Espírito Santo.
Louvamos ao Senhor, pois esse Espírito está hoje em nosso espírito para tornar todas essas coisas reais para nós!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário