Tradução

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ESTUDO BÍBLICO: A prática da verdade (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)

ESTUDO BÍBLICO:
 A prática da verdade (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)

Leitura bíblica: 1 Jo 4:7-21

 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros (1 Jo 4:11).

JOÃO EM SUA MATURIDADE FOI PARA ÉFESO

Anos depois da morte de Paulo, o apóstolo João, já maduro, após seu exílio na ilha de Patmos, foi para Éfeso servir a igreja, segundo nos conta a história. Quando lá chegou, ajudou os santos não simplesmente com a verdade em seu aspecto doutrinário, mas levou os irmãos ao Espírito, pois ele já havia experimentado o Deus Triúno como o Espírito da realidade no seu interior.
Guiado pelo Espírito da realidade, João se lembrou de tudo que o Senhor havia dito durante os três anos e meio e o que Ele havia feito enquanto esteve com eles. Isso o fez escrever seu evangelho, que relata fatos e palavras ditas pelo Senhor que os outros evangelhos não registraram. Foi com tal espírito que ele foi servir em Éfeso.
A dificuldade da igreja em Éfeso, de acordo com a primeira das sete cartas às sete igrejas registradas em Apocalipse 2-3, foi ter abandonado o primeiro amor. Isso significa que eles não estavam no Espírito, pois Deus é amor, e o amor aos outros é o resultado do crescimento de vida, crescimento esse que ocorre no Espírito. Essa era a situação anterior da igreja em Éfeso.
Todavia, quando João chegou ali, ele ajudou aqueles irmãos e, depois de alguns anos, a igreja em Éfeso se tornou um centro de obra, onde muitos foram cuidados e de onde muitos eram enviados para diferentes lugares para cuidar de outros. Louvado seja o Senhor!
Em Éfeso, João ajudou a igreja a voltar-se para o Espírito, pois Nele há vida, que se manifesta por meio do amor. Quando estamos juntos, e invocamos o nome do Senhor, desfrutamos a vida de Deus, e como resultado, espontaneamente manifestamos o amor que temos pelos irmãos e pelas pessoas.
Quando estamos no espírito, não é preciso que sejamos exortados a amar uns aos outros. Isso será espontâneo. Em 1 João 4:7-8 lemos: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. Nós amamos porque o Deus que é amor tornou-se carne (Jo 1:14), morreu por nós na cruz para nos redimir do pecado e dar vida, ressuscitou, tornando-se assim o Espírito que dá vida (1 Co 15:45b), entrou em nós e é um conosco (6:17).
Por isso nosso caminho não é repreender, acusar ou discutir com as pessoas, mas conduzi-las ao Espírito. Dessa maneira expressaremos uma genuína preocupação e cuidado por elas, com amor. Louvado seja o Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário