Tradução

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Porque Deus criou o homem?

Porque Deus criou o homem?

Essa é uma pergunta que muitos devem se fazer, até mesmo entre os filhos de Deus. quando cremos em Deus e nos tornamos seus filhos, a nossa vida muda completamente, não é que acabem os problemas, nem mesmo que diminuem, mas Deus nos supre com sua graça e nós passamos a ser cada dia menos vulneráveis ás coisas do mundo a que estamos ainda sujeitos (2 CO 12:7-9). Mas qual é a final o proposito da nossa existência? será que fomos criados simplesmente pra ser um grande líder cristão, ou um bom esposo, uma boa esposa, ter um caráter exemplar e ser admirado por todos? infelizmente muitos creem que é exatamente isso. todas essas coisas são boas, porem não é esse o proposito da nossa existência, a palavra de Deus nos mostra que nós fomos criados para reinar com Ele no mundo que há de vir (HB 2:5-8). esse é  o verdadeiro proposito de Deus: seu reino, nem mesmo a igreja, por mais maravilhosa que seja, é mais importante do que o reino, pois a igreja é apenas o caminho para o reino. Tendo um viver normal na igreja, negando a vida da alma e invocando o nome do senhor, certamente teremos parte no reino do mundo que há de vir. Jesus cristo é o nosso senhor.                                    

Invoque sempre Ó SENHOR JESUS! (RM 10:13).

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

NICODEMOS

NICODEMOS

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?
Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho!
Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais?

Pensamento:

Nicodemos era um fariseu, mestre de Israel. Apesar de ser um homem muito instruído e com um cargo muito importante, ele precisou de saber que necessitava nascer de novo se queria entrar no reino de Deus. Ele conhecia Jesus. No entanto esse conhecimento não foi o suficiente para garantir a Nicodemos que iria para o céu. Ele via Jesus operar muitos milagres, e tinha a certeza que Jesus era um homem de Deus. Mas foi necessário que Jesus lhe dissesse que sem o novo nascimento não é possível entrar no reino de Deus.

Os nossos conhecimentos bíblicos, não nos garantem a vida eterna. Temos que nascer de novo. Nicodemos não percebeu o que é o novo nascimento porque se trata de uma "operação" espiritual, e o que é espiritual não é explicável, mas é pela fé. 1 Cor. 2.14 – Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Eze 36:25-27 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei.
Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.

domingo, 1 de dezembro de 2013

O TABERNÁCULO

O TABERNÁCULO


O Tabernáculo era a sombra de Jesus Cristo que perdoou os pecados dos Israelitas e de todos quantos que crêem nele. Nosso Senhor era o verdadeiro possuidor do Tabernáculo. E Ele era o Salvador que lançou fora os pecados de todo mundo de uma vez por todas, e ao mesmo tempo, a própria oferta de sacrifício para toda a humanidade.

Embora o povo de Israel pecasse diariamente, impondo suas mãos na cabeça do animal puro de sacrifício no pátio do Tabernáculo de acordo com o sistema de sacrifício, eles podiam passar seus pecados sobre a oferta. Isto é como qualquer um que cria no ministério dos sacerdotes e na oferta de sacrifício dada de acordo com o sistema de sacrifício podia receber a remissão de pecado, sendo lavado de seus pecados e se tornando alvo como a neve. Igualmente, crendo no batismo e sacrifício de Jesus, a essência verdadeira do Tabernáculo, o povo de Israel e os que entre nós que somos Gentios temos sido revestidos da bênção de remissão de todos os nossos pecados e de viver com o Senhor para sempre.

Não só os Israelitas, mas todos os Gentios também podem ser libertos de todos os seus pecados só crendo em Jesus, o Senhor do Tabernáculo. O Tabernáculo nos ensina o que o presente da remissão de pecado que Deus deu a todo mundo representa. Como tal, o Tabernáculo propriamente era a grande essência de Jesus Cristo.

Jesus se tornou o Salvador de pecadores. Todo pecador seja ele/ela, pode ficar sem pecado se crer no batismo de Jesus, Seu sangue na Cruz, e a verdade de que Ele é o próprio Deus. Podemos ser livres do julgamento do Deus por nossa fé nos fios azul, púrpura, e escarlate - em outras palavras, crendo no batismo de Jesus, Seu sangue, e Sua divindade. Jesus é a entrada para o Reino do Céu.

Em Atos 4:12 diz, " E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." Nenhum outro senão Jesus pode salvar as pessoas de seus pecados. Não existe nenhum Salvador, mas somente Jesus. João 10:9 diz, " Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem." 1 Timóteo 2:5 diz, "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem;" e Mateus 3:15 diz, "Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu." Todos estes versos testemunham esta verdade.

Jesus veio a esta Terra em semelhança de homem, e recebendo Seu batismo (fio azul) e derramando Seu sangue (fio escarlate), Ele salvou os pecadores. Como tal Jesus se tornou a porta de salvação para todos os pecadores. Da mesma maneira que a entrada do pátio do Tabernáculo foi tecida de fio azul, púrpura e escarlate, Jesus, vindo a esta Terra, em primeiro lugar tomou os pecados do mundo sobre Ele mesmo com Seu batismo recebido por João Batista. Ele, então, se tornou a oferta de sacrifício, o Cordeiro de Deus (João 1:29).

Segundo, depois de desta forma ter tomado as iniquidades de todos os pecadores com Seu batismo, Ele morreu em seu lugar e deu nova vida àqueles que crêem. Terceiro, este Jesus era o próprio Deus. Em Gênesis 1:1 diz, "No princípio, criou Deus os céus e a terra," e Gênesis 1:3 diz, " Disse Deus: Haja luz; e houve luz" Jesus não era nenhum outro senão o verdadeiro Deus Logos (Palavra), quem criou o universo inteiro e tudo que nele há com Sua Palavra.

Deus disse a Moisés que fizesse a entrada do pátio do Tabernáculo com fios azul, púrpura, e escarlate e tecido de linho finíssimo. Jesus, que é o próprio Deus, completou Sua obra de tornar os pecadores íntegros vindo a esta Terra na semelhança de um homem e salvando Seu povo de todos os seus pecados por Seu batismo e Sua morte na Cruz. Estes três ministérios são o modo pelo qual Cristo salvou os pecadores, e eles são a evidência desta verdade.

O Apóstolo Paulo disse em Efésios 4:4-6, " há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos." Esta Palavra se refere a salvação do pecado feita pelos fios azul, púrpura, e escarlate e o tecido de linho finíssimo.

Por nossa exploração do Tabernáculo, nós devemos perceber sua verdade correta, e assim é santificada para ser perdoada de todos os nossos pecados.

A ENTRADA DO PÁTIO DO TABERNÁCULO



A ENTRADA DO PÁTIO DO TABERNÁCULO

Os materiais usados para a entrada do pátio do Tabernáculo eram de fios azul, púrpura, e escarlate e tecido de linho finíssimo. A altura da entrada era 2.25 m (7.4 pés), e sua largura era mais ou menos 9 m (30 pés). Era uma tela tecida de fios azul, púrpura, e escarlate e tecido de linho finíssimo, que estava presa a quatro colunas. De tal forma, que sempre que alguém tentasse entrar no pátio do Tabernáculo, ele/ela podia facilmente encontrar sua entrada.

Os materiais de fios azul, púrpura, e escarlate e o tecido de linho finíssimo usados para a entrada do Tabernáculo manifestavam que Deus nos salvaria de todos os nossos pecados pelas quatro obras de Seu Filho Jesus.

Primeira, que o fio azul nos mostra? Mostra-nos uma parte da verdade em Jesus, que se tornou o Messias real dos pecadores, vindo a esta Terra e tomando os pecados do mundo recebendo Seu batismo por João. De fato, este batismo que Jesus recebeu de João no Rio de Jordão é a verdade de Jesus de que tomou todos os pecados do mundo de uma vez para todas. Jesus realmente eliminou todos os pecados do mundo sobre Si sendo batizado por João Batista, o representante de toda humanidade. Porque os pecados de todo foram dessa forma passados sobre a própria cabeça do Cristo, quem crê nesta verdade não tem nenhum pecado em seu coração.

Segundo qual é o significado real do fio púrpura tecido na entrada do pátio do Tabernáculo? Diz a nós que Jesus é o verdadeiro Rei dos reis. Jesus, de fato, fez o universo, Ele mesmo é o Criador, não uma criação, e é o verdadeiro Messias que veio a esta Terra. Ele, o Messias, realmente veio a esta Terra já na semelhança de homem. E pelo levar todos os pecados do mundo sobre Seu próprio corpo através do batismo recebido por João, e com Seu sacrifício, morte e ressurreição, Jesus salvou a todos os que reconheceram, temeram, e creram Nele como o Messias, de todos os seus pecados e do julgamento do pecado.

Jesus é de fato nosso Deus e Messias absoluto. Ele é o Salvador absoluto. Porque Jesus levou todos nossos pecados sobre Ele com Seu batismo, pelo derramamento de sangue e morte na Cruz e ressuscitando de Sua morte, Ele não só eliminou todos nossos pecados, mas Ele também recebeu o julgamento do pecado delegado a nós em nosso lugar.

A fio escarlate, em terceiro lugar, refere-se ao sangue que Jesus derramou na Cruz, e seu significado é que Cristo deu nova vida àqueles que crêem. Esta verdade do fio escarlate diz a nós que Jesus Cristo não só recebeu o julgamento de nossos próprios pecados tomando os pecados do mundo sobre Ele mesmo com Seu batismo recebido por João, mas Ele também deu nova vida aos que crêem concedendo a vida - dando fé a aqueles que morreram para o pecado. Para aqueles que crêem em Seu batismo e no sangue que Ele derramou, Jesus realmente deu vida nova.

O que, então, significa o tecido de linho finíssimo? Manifesta que com o Novo Testamento, Deus cumpriu Sua promessa de salvação escrita no Antigo Testamento. E ele diz a nós isto quando Jesus tomou todos os pecados do mundo nele Mesmo com Seu batismo e foi julgado pelos nossos pecados na Cruz no Novo Testamento, Ele cumpriu a salvação que Deus prometeu aos Israelitas e a nós com Sua Palavra de salvação.

Deus Yahweh disse em Isaías 1:18, " Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã." Também, o sistema de sacrifício do Antigo Testamento orientando como os sacrifícios são oferecidos no Tabernáculo, sob que os pecados do povo de Israel foram passados sobre o cordeiro de sacrifício com a imposição das mãos, era a promessa que Deus fez para os Israelitas e a nós. Isto foi revelação de Deus da promessa que Ele salvaria todas as pessoas do mundo de seus pecados diários e anuais pelo Cordeiro de Deus no futuro.

Isto também foi o sinal dos Messias prometido a vir. Então no período do Novo Testamento, quando Jesus Cristo tomou todos os pecados do mundo nele Mesmo todos de uma vez recebendo Seu batismo de acordo com o método do Antigo Testamento, foi a realização da salvação de Deus. Tendo dado a nós todas Sua Palavra de promessa, Deus nos mostrou que Ele realmente as cumpriu todas, exatamente como Ele prometeu. O batismo que Jesus recebeu manifesta esta verdade, de que o Deus da salvação cumpriu toda a Sua promessa divina.

ESTRUTURA DO TABERNÁCULO

ESTRUTURA DO TABERNÁCULO

A cerca do pátio do Tabernáculo era retangular e media 100 cúbitos de comprimento. Na Bíblia, um cúbito era o mesmo que o comprimento que vai do cotovelo até a ponta do dedo, mais ou menos 45 cm (1 pé e meio) na medida de hoje. Como tal, que a cerca do pátio do Tabernáculo media 100 cúbitos de comprimento significa que era mais ou menos 45 m(150 pés), e sua largura era 50 cúbitos que significa que era aproximadamente 22.5 m (75 pés) de largura.

O Tabernáculo era dividido entre o seu pátio e o Tabernáculo propriamente dito, a Casa de Deus. Nesta Casa de Deus, o Tabernáculo, existia uma estrutura pequena chamada Santuário. O Santuário era coberto por quatro cobertas diferentes: uma coberta era tecida de linho e finíssimo e fios azul, púrpura, e escarlate; outra de pêlos das cabras; aquelas de peles tingidas de vermelho; e uma coberta de peles de texugo.

No lado leste do pátio do Tabernáculo estava a entrada, tecida fios azul, púrpura, e escarlate e tecido de linho finíssimo. Entrando nesta entrada, nós teríamos visto o altar de holocausto e a pia. Passando a pia, nós teríamos então visto o próprio Tabernáculo. O Tabernáculo era dividido entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos, onde Arca do Deus do Testemunho se encontrava. A cerca do pátio do Tabernáculo era construída com 60 colunas suspensas de fino linho branco. O Tabernáculo propriamente, por outro lado, era construído com 48 tábuas e 9 colunas.